Março 2016 vol. 2 num. 5 - 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável
Artigo Completo - Open Access.
CAUSA & EFEITO: objeto de aprendizagem para auxílio à elicidação de requisitos de sustentabilidade
Silva, Carlos Viana da ; Ribeiro, Vinicius Gadis ; Silveira, André da ;
Artigo Completo:
O presente artigo é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto orientado pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Como prova de conceito, propõe-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, expresso através de um processo em uma ferramenta lúdica – um jogo – que auxilie designers e projetistas a considerarem requisitos sustentáveis durante a fase de projetação. Essa pesquisa investiga a relação do designer de produto com a problemática relacionando as dimensões ecológica, social e econômica. Com este estudo, percebe-se que somente a educação para a sustentabilidade pode assegurar que certos paradigmas mercadológicos, tais como o crescimento quantitativo contínuo possam ser superados.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Design para Sustentabilidades, Educação para o Design, Game Design, Abordagens Projetuais,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-sbds15-3st603b
Referências bibliográficas
- [1] ALLISON, R. R. et. al. Bio-technology and photodynamic therapy, state of the art review. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy.v.5 n. 2008 p. 19 – 28.
- [2] ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar.O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia. São Paulo, vol. 27 n. 83, 2010.
- [3] BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Tradução para o português de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
- [4] __________. Vida líquida. Tradução para o português de Carlos Alberto Medeiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
- [5] BECK, Ulrich. “A Reinvenção da Política: Rumo a uma Teoria da Modernização Reflexiva”. IN: BECK, U.; GIDDENS, A. & LASH, S. Modernização Reflexiva. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
- [6] BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre; Artmed, 2001.
- [7] BÊRNI. Duilio de Avila. Teoria dos Jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed., 2004.
- [8] BONNER, F. T.; BURTON, J. D. Paulownia tomentosa (Thunb.) Sieb.&Suec,.Royal paulownia. In: SCHOPMEYER, C. S. (Coord). Seeds of Woody plants in the United States. Washington: USDA-Forest Service, 1974. p. 572-573.
- [9] BOSSELMANN, Klaus. The principle of sustainability: transforming Law and governance. Surrey, England: Ashgate Publishing Limited, 200
- [10] CARRETERO, Mario. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
- [11] CHICK, Anne; MICKLETHWAITE, Paul. Design for Sustainable Change: How Design and Designer can drive the sustainability agenda. UK: AVA Publishing Ltd., 20
- [12] CROSS, N; CHRISTIAANS, H; DORST, K. Analysing Design Activity. Chichester: Wiley, 1996.
- [13] ELKONIN, Daniil B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- [14] FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- [15] __________. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- [16] FRY, Tony. Design as politics. New York, NY: Berg, 2011.
- [17] FULLERTON, Tracy. Game Design Workshop: A playcentric approach to creating innovative games. Boca Raron, FL: CRC Press, 2008.
- [18] GOULART, Iris Barbosa (Org). A Educação na Perspectiva Construtivista. Petrópolis: Vozes, 1997.
- [19] KISHIMOTO, T. M. O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.
- [20] LORENZI, H. et al. Árvores Exóticas no Brasil: madeiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2003.
- [21] MANZINI, Ézio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002.
- [22] MORAVIA, W. G. et al. Caracterização microestrutural da argila expandida para aplicação como agregado em concreto estrutural leve. Cerâmica 52. 2006 p. 193 – 199.
- [23] PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência da Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
- [24] __________. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
- [25] SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de la investigación. México: McGraw-Hill, 1991.
- [26] SANTAROSA, Lucila MariaCosti; CONFORTO, Débora. Formação de Professores em Tecnologias Digitias Acessíveis. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
- [27] SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3. ed. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- [28] VEIGA, José E. A desgovernança mundial da sustentabilidade. São Paulo: Editora 34, 2013.
- [29] VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de “sistemas de satisfação”. Salvador: EDUFBA, 2010.
Como citar:
Silva, Carlos Viana da; Ribeiro, Vinicius Gadis; Silveira, André da; "CAUSA & EFEITO: objeto de aprendizagem para auxílio à elicidação de requisitos de sustentabilidade", p. 278-289 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-sbds15-3st603b
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações