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CÁLCULO DE PARÂMETROS PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS NO MUNICIPIO DE MACAÉ

Moura, Luize de Magalhães ; Ignacio, Anibal Alberto Vilcapoma ;

Artigo Completo:

Apesar de o Brasil ter obtido progressos expressivos no campo da educação nas últimas décadas, o país ainda enfrenta a dificuldade de atendimento à grande parcela da população. Muito se deve ao processo de urbanização desordenado, com isso existe a dificuldade do atendimento as áreas localizadas fora da mancha urbana, o que impacta diretamente a rede escolar. Em Macaé o impacto é grave, uma vez que este município conhecido como a capital do petróleo, também é o município brasileiro que mais cresce e encontra-se despreparado para os impactos resultantes de intensos processos migratórios. Investir fortemente na educação infantil, conferindo centralidade no atendimento das crianças de 0 a 5 anos, é a tarefa e o grande desafio do município. Para isso, é essencial o levantamento detalhado da demanda por creche e pré-escola, de modo a materializar o planejamento da expansão e a melhoria das unidades já existentes. No presente artigo é feita uma delimitação das questões referentes à infraestrutura da área de educação, de modo que ao final se tenha uma boa quantidade de dados que possam ser tratados matematicamente e contribuam para a elaboração de uma proposta metodológica consistente.

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Palavras-chave: Programação Matemática; Medianas; Modelagem; Educação; Macaé,

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DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140938

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Como citar:

Moura, Luize de Magalhães; Ignacio, Anibal Alberto Vilcapoma; "CÁLCULO DE PARÂMETROS PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS NO MUNICIPIO DE MACAÉ", p. 739-750 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140938

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