Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

C.M.M. – Concepção, Materialização e Métodos: Processos e procedimentos interdisciplinares para materialização de insights em aulas baseadas em espaços de ateliês-laboratórios

C.M.M. – Conception, Materialization and Methods Interdisciplinary Classes and Procedures for Materialization of Insights in Planning for Workshop-Laboratory Spaces.

Matta, Celio Martins da ;

Artigo:

Apresenta processos e procedimentos de estudos e pesquisa com objetivo de aplicá-los através do entendimento de dois binômios considerados indissociáveis: criativo-racional e conceituação-materialização utilizados na vivência acadêmica com aulas, orientações, disciplinas, coordenações e a tese de doutoramento do autor: Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório nas Interfaces Arte, Ciência e Tecnologia. Essas experiências forneceram informações sobre ensaios laboratoriais sugerindo métodos para concepção, materialização e orientações para cursos baseados em ateliês-laboratórios como design, arte e arquitetura e suas derivações oriundas das interfaces ciência e tecnologia. Como resultados, ao vivenciar e analisar essas experiências, foi possível identificar métodos de ensino e orientações utilizando processos diversificados, sugerindo interdisciplinaridade e uma possível metodologia de aplicação e reaplicação na construção e concepção de espaços de estudos que puderam ser organizados como ateliês-laboratórios em IES. Como resultado, pode-se perceber a necessidade de espaços que deem ênfase para processos de materialização e espaços que se interrelacionam, se complementam e intercomunicam.

Artigo:

It presents studies and research processes and procedures with the aim of applying them through the understanding of two binomials considered inseparable: creative-rational and conceptualization-materialization used in academic experience with classes, guidelines, disciplines, coordination and the author's doctoral thesis: Influential Artemídia: Atelier-Laboratory at the Art, Science and Technology Interfaces. These experiences provided information on laboratory tests, suggesting methods for conception, materialization and guidelines for courses based on workshops-laboratories such as design, art and architecture and their derivations from the science and technology interfaces. As a result, by living and analyzing these experiences, it was possible to identify teaching methods and guidelines using diversified processes, suggesting interdisciplinarity and a possible methodology of application and reapplication in the construction and design of study spaces that could be organized as workshops-laboratories in university. As a result, one can see the need for spaces that emphasize materialization processes and spaces that interrelate, complement and intercommunicate.

Palavras-chave: Design; Interdisciplinar; Protótipos; Projeto; Métodos,

Palavras-chave: Design; Interdisciplinary; Prototypes; Project; Methods,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-13

Referências bibliográficas
  • [1] "COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. UFRGS. Porto Alegre: 2003. (Tradução de Sandra Rey).
  • [2] FREINET, Célestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Estampa. Lisboa: 1975. (Tradução de Silva Letra).
  • [3] LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. COSTA, Ed. 34. Carlos Irineu da. São Paulo: 1999.
  • [4] MATTA, André Martins da. Artemídia learning: A-learning e-compartilhamento de conhecimento. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. Disponível em: < http://hdl.handle.net/11449/144359>. São Paulo: 2016.
  • [5] MATTA, Célio Martins da. Artemídia: Processos e procedimentos no ateliê-laboratório do artista-cineasta. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. Disponível em:. São Paulo: 2011.
  • [6] MATTA, Célio Martins da. (2016). Artemídia influente: Ateliê-laboratório nas interfaces Arte, Ciência e Tecnologia. 73 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. Disponível em: . São Paulo: 201
  • [7] MCLUHAN, Herbert Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 1 ed. Trad. PIGNATARI, Décio. São Paulo: Cultrix. 2005.
  • [8] PAREYSON, L. Estética: Teoria da Formatividade. (Tradução Ephraim Ferreira Alves). Vozes. Petrópolis: 1993.
  • [9] SANGIORGI, O. Cibernética e Educação. Comunicação & Educação. São Paulo: 199
  • [10] ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre a arte e a ciência. Editores Associados. São Paulo: 2001."
Como citar:

Matta, Celio Martins da; "C.M.M. – Concepção, Materialização e Métodos: Processos e procedimentos interdisciplinares para materialização de insights em aulas baseadas em espaços de ateliês-laboratórios", p. 84-93 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-13

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações