Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CIDI - Open Access.
Coerência na comunicação visual de empresas engajadas em iniciativas de diversidade e inclusão: análise da Accenture e Thoughtworks
Coherence in the visual communication of companies engaged in diversity and inclusion initiatives: analysis of Accenture and Thoughtworks
Silva, Bianca de Medeiros ; Dickie, Isadora ; Bonfim, Luíz Américo Reis ;
CIDI:
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que objetivou a verificação da coerência no discurso de inclusão e diversidade de duas empresas globais do setor de tecnologia a partir de suas comunicações visuais voltadas para o Brasil na rede social Instagram. Para tanto, o estudo foi conduzido por meio de procedimentos metodológicos divididos em duas etapas: (i) revisão bibliográfica e documental, (ii) análise sintática, semântica e pragmática das comunicações visuais criteriosamente selecionadas, que, por sua vez, ocorram em duas subetapas: (ii.a) análise por especialista e (ii.b) análise por grupo de foco. Foi possível concluir que existe uma preocupação em refletir o posicionamento afirmativo nas comunicações visuais, no entanto, ainda há um longo caminho para atingir a coerência propriamente dita.
CIDI:
The objective of this paper is to present the results of the research which aimed to verify the coherence between the discourse of inclusion and diversity of two global companies in the technology sector with their communications visuals from the social network Instagram. For this purpose, the study was conducted through methodological procedures divided into two stages: (i) bibliographical and documental review, (ii) syntactic, semantic and pragmatic analysis of carefully selected visual communications, which, by in turn, occur in two sub-stages: (ii.a) expert analysis and (ii.b) focus group analysis. It was possible to conclude that there is a concern to reflect the affirmative positioning in visual communications, however, there is still a long way to achieve coherence itself.
Palavras-chave: ações afirmativas, análise sintática, análise semântica, análise pragmática,
Palavras-chave: affirmative actions, syntactic analysis, semantic analysis, pragmatic analysis,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-13_649102
Referências bibliográficas
- [1] ACCENTURE. Perfil no Instagram: @accenturebrasil. Disponível em https://www.instagram.com/accenturebrasil/. Acesso em: 29 de abril de 2023.
- [2] ANECA - AGENCIA NACIONAL DE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD Y ACREDITACIÓN. Libro blanco: Títulos de grando en bellas artes/Diseño/Restauración. Madrid, Espanha: [s.n.], 2004.
- [3] BRAIDA, Frederico . Design como forma simbólica e como fenômeno de linguagem: uma conceituação possível. In: 5 Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2009, Bauru, SP. Anais do 5 Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Bauru, SP : PPGDesign – FAAC – Iniversidade Estadual Paulista, 2009. p. 2167-2174.
- [4] COUTINHO, A.; PENHA, A. Design Estratégico: direções criativas para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
- [5] DIVERSITY is Being Invited to the Party: Inclusion is Being Asked to Dance. AppNexus, Youtube, 201 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9gS2VPUkB3M&ab_channel=AppNexus. Acesso em: Acessado em 04 de julho de 2022.
- [6] FERES JÚNIOR, J. et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.
- [7] FASCIONI, L. C. Uma proposta para o alinhamento estruturado entre a identidade corporativa e a identidade visual. In: 7 Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Paraná: [s.n.], 2006.
- [8] FRASCARA, J. Diseño gráfico para la gente: Comunicaciones de masa y cambio social. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2000.
- [9] FUNDACÃO CIDADE DE LISBOA (coord.). Dicionário do Desenvolvimento: Tod@s contam para a cidadania global. Lisboa: [s.n.], 2018.
- [10] INSTITUTO ETHOS; ÉPOCA NEGÓCIOS. ETHOS/ÉPOCA de Inclusão 2022: A Diferença que Faz Diferênça. [s.n.], 2022.
- [11] LUCIAN, R.; DORNELAS, J. S. Mensuração de Atitude: Proposição de um Protocolo de Elaboração de Escalas. Revista de Administração Contemporânea, v. 19.
- [12] OLABI. Experiências de diversidade e inclusão: Um ponto de partida para sua empresa ser mais plural. S/l. 2021. E-book.
- [13] THOUGHTWORKS. Perfil no Instagram: Instagram: @thoughtworksbr. Disponível em https://www.instagram.com/thoughtworksbr/. Acesso em: 29/04/2023.
Como citar:
Silva, Bianca de Medeiros; Dickie, Isadora; Bonfim, Luíz Américo Reis; "Coerência na comunicação visual de empresas engajadas em iniciativas de diversidade e inclusão: análise da Accenture e Thoughtworks", p. 197-214 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-13_649102
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações