Novembro 2017 vol. 3 num. 12 - 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto
Artigo Completo - Open Access.
COLABORAÇÃO CLIENTE-FORNECEDOR NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO PARA REDE DE TELECOMUNICAÇÃO
Azevedo, Lílian Salgueiro ; Toledo, José Carlos de ;
Artigo Completo:
Este trabalho tem como objetivos analisar como os atores de uma empresa cliente de uma oferta de Sistema Produto-Serviço (SPS) interagem entre si e com outros atores, principalmente com os da empresa fornecedora, e identificar as melhorias que podem ser feitas na colaboração cliente-fornecedor. O trabalho foi desenvolvido por meio do estudo de caso em uma empresa de telecomunicação francesa, a qual compra uma oferta de SPS fornecido por uma empresa de telecomunicação sueca. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para coleta de dados na empresa cliente. O mapa dos atores e o mapa do sistema foram elaborados durante as entrevistas a fim de identificar os atores envolvidos, os tipos de interações e o fluxo de informações entre eles. A conclusão é que empresa cliente precisa fazer melhorias internas, tais como aumentar a rapidez na tomada de decisão, melhorar seu fluxo de informações entre os atores e reforçar a interação entre os departamentos. A colaboração com a empresa fornecedora pode ser aperfeiçoada, como, por exemplo, realizando reuniões regulares que permitam trocar informações importantes sobre o desenvolvimento do SPS. Os resultados também trazem à tona os benefícios e os pontos-fracos quando se trabalha em um SPS.
Artigo Completo:
Palavras-chave: sistema produto-serviço, colaboração cliente-fornecedor, desenvolvimento de sistema produto-serviço,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2017-068
Referências bibliográficas
- [1] AHLSTROM, P. Lean service operations: translating lean production principles to service operations. International Journal of Services Technology and Management, v.5, n.5/6, p.545-564, 2004.
- [2] BABBIE, E. R. The practice of social research. [s.l.] Wadsworth Cengage Learning, 2013.
- [3] BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, v.221, n.10, p.1543–1552, 2007.
- [4] BRINKMANN, S.; KVALE, S. InterViews: Learning the Craft of Qualitative Research Interviewing. 3rd edition ed. s.l.:s.n, 2015.
- [5] GOEDKOOP, M. J. et al. Product Service systems, Ecological and Economic Basics. Amersfoort: Report for Dutch Ministries of Environment (VROM) and Economic Affairs (EZ), 1999.
- [6] LINDAHL, M.; SAKAO, T.; CARLSSON, E. Actor’s and System Maps for Integrated Product Service Offerings – Practical Experience from Two Companies. Procedia CIRP, v.16, p.320–325, 2014.
- [7] LINDAHL, M.; SAKAO, T.; RÖNNBÄCK, A. O. Business Implications of Integrated Product and Service Offerings. CIRP IPS2 Conference 2009, Cranfield, UK, p.165–172, 2009.
- [8] LINGEGÅRD, S.; SAKAO, T.; LINDAHL, M. Integrated Product Service Engineering - Factors influencing environmental performance. In: Design for Innovative Value Towards a Sustainable Society, p.386–391, 2012.
- [9] MONT, O. Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, v.10, p.237–245, 2002.
- [10] RACKHAM, N.; DEVINCENTIS, J. R. Rethinking the sales force : redefining selling to create and capture customer value. [s.l.] McGraw-Hill, 1999.
- [11] SAKAO, T.; RÖNNBÄCK, A. O.; SANDSTRÖM, G. O. Uncovering benefits and risks of integrated product service offerings – Using a case of technology encapsulation. Journal of Systems Science and Systems Engineering, v.22, n.4, p.421–439, 2013.
- [12] TUKKER, A. Eight types of product–service system: eight ways to sustainability? Experiences from SusProNet. Business Strategy and the Environment, v.260, n.13, p.246–260, 2004.
- [13] TUKKER, A.; TISCHNER, U. Product-services as a research field: past, present and future. Reflections from a decade of research. Journal of Cleaner Production, v.14, n.17, p.1552–1556, 2006.
Como citar:
Azevedo, Lílian Salgueiro; Toledo, José Carlos de; "COLABORAÇÃO CLIENTE-FORNECEDOR NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO PARA REDE DE TELECOMUNICAÇÃO", p. 667-675 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cbgdp2017-068
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações