Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Coleta e análise de dados: síntese de entrevistas semiestruturadas com professores experts de Design sobre o ensino remoto de projeto
Data collection and analysis: synthesis of semi-structured interviews with expert Design teachers about remote design teaching
KODAMA, Elisabete N. D. E. E. ; BERTOLDI, Cristiane A. ;
Artigo:
"Com o objetivo de identificar como as aulas de projeto de design foram lecionadas durante a pandemia de Covid-19, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove docentes de cursos (bacharelado) de Design (Visual, de Produto e/ou de Serviço); de instituições brasileiras públicas e particulares. Todos os entrevistados são experts, ou seja, têm mais de dez anos em docência de projeto. A amostragem foi seletiva: enviou-se convites a vários professores, selecionando os primeiros que responderam. Dos nove participantes: três são da região Sul e seis da região Sudeste; seis são de instituições públicas e dois de privadas; um lecionou em disciplinas de Design Gráfico, um de Design de Serviço, dois de Design de Produtos, e cinco lecionaram em disciplinas variadas de projeto; quatro dos entrevistados também exerceram cargos de liderança. As entrevistas foram analisadas por meio de agrupamento de informações similares e rotulados por códigos. Apesar de utilizar uma pré-configuração de códigos, obtida na análise da revisão sistemática de literatura, também foi realizada uma codificação simples (Creswell, 2014) para identificar novas categorias. Os códigos foram organizados em nove principais categorias: • Infraestrutura: alunos e professores precisaram de empréstimo de equipamentos, licenças de softwares, internet rápida etc. Além disso, professores fizeram alterações em suas residências; • Ferramentas digitais: docentes passaram a utilizar ferramentas de gestão de ensino e diretórios em “nuvem” como apoio. Em relação às aulas de projeto, houve predominância de aplicativos de trabalho colaborativo; • Características pedagógicas: entre as dinâmicas, destaca-se o amplo uso de palestras com convidados, facilitadas pela flexibilidade geográfica; e a divisão de alunos em salas simultâneas. Um professor relatou ter produzido vídeos com conteúdo teórico já com a intenção de continuar utilizando-os no presencial. Alguns relataram não conseguir identificar as demandas dos alunos, dificultando acompanhar os projetos. Foi impossível adaptar as disciplinas que envolvem tangibilidade, espacialidade, e pesquisa de campo; • Fatores humanos: houve sobrecarga de trabalho; o que causou fadiga e impactos na saúde. Por outro lado, docentes tiveram mais autonomia. Os alunos apresentaram desmotivação, falta de concentração e de engajamento; • Interações sociais: devido a câmeras fechadas, a relação aluno-professor e entre alunos ficou mais distanciada ou individualizada; enquanto a relação entre docentes foi mais intensa e coletiva; • Vantagens: melhoria da gestão de aula e agilização de processos burocráticos; • Desvantagens: interações sociais mais difíceis; impossibilidade de fazer modelos físicos e de experimentar materiais; e incapacidade de identificação das demandas dos alunos; • Impactos no aprendizado: houve lacunas em disciplinas com elementos físicos; redução do potencial dos alunos; perda de qualidade dos trabalhos finais; • Tendências: algumas das medidas adotadas durante o ensino remoto continuam sendo usadas, tais como materiais didáticos; palestras, reuniões e bancas; gestão de aula online; ferramentas de trabalho colaborativo; e tratamento mais humanizado. "
Artigo:
"With the aim of identifying how design project classes were taught during the Covid-19 pandemic, semi-structured interviews were carried out with nine teachers of Design (Visual, Product and/or Service) courses (bachelor's degree); of public and private Brazilian institutions. All interviewees are experts, that is, they have more than ten years of project teaching. The sampling was selective: invitations were sent to several teachers, selecting the first ones who responded. Of the nine participants: three are from the South region and six from the Southeast region; six are from public institutions and two from private ones; one taught in Graphic Design subjects, one in Service Design, two in Product Design, and five taught in various project subjects; four of the interviewees also held leadership positions. The interviews were analyzed by grouping similar information and labeled by codes. Despite using a pre-configuration of codes, obtained in the analysis of the systematic literature review, a simple coding was also carried out (Creswell, 2014) to identify new categories. The codes were organized into nine main categories: • Infrastructure: students and teachers needed to borrow equipment, software licenses, fast internet, etc. Additionally, teachers made changes to their homes; • Digital tools: teachers started using teaching management tools and “cloud” directories as support. In relation to project classes, there was a predominance of collaborative work applications; • Pedagogical characteristics: among the dynamics, the wide use of lectures with guests stands out, facilitated by geographic flexibility; and the division of students into simultaneous rooms. One teacher reported having produced videos with theoretical content with the intention of continuing to use them in person. Some reported not being able to identify student demands, making it difficult to follow projects. It was impossible to adapt the disciplines that involve tangibility, spatiality, and field research; • Human factors: there was work overload; which caused fatigue and health impacts. On the other hand, teachers had more autonomy. Students showed lack of motivation, lack of concentration and engagement; • Social interactions: due to closed cameras, the student-teacher relationship and between students became more distanced or individualized; while the relationship between teachers was more intense and collective; • Advantages: improvement of class management and streamlining of bureaucratic processes; • Disadvantages: more difficult social interactions; impossibility of making physical models and experimenting with materials; and inability to identify student demands; • Impacts on learning: there were gaps in subjects with physical elements; reduction of students' potential; loss of quality of final works; • Trends: some of the measures adopted during remote teaching continue to be used, such as teaching materials; lectures, meetings and stands; online class management; collaborative work tools; and more humanized treatment."
Palavras-chave: ensino de design; ensino de projeto; ensino remoto; pandemia; Covid-19,
Palavras-chave: design teaching; project teaching; remote teaching; pandemic; Covid-19,
DOI: 10.5151/8spdesign-025
Referências bibliográficas
- [1] CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de: Sandra Mallmann da Rosa, 3ª ed., Porto Alegre: Penso, 2014.
Como citar:
KODAMA, Elisabete N. D. E. E.; BERTOLDI, Cristiane A.; "Coleta e análise de dados: síntese de entrevistas semiestruturadas com professores experts de Design sobre o ensino remoto de projeto", p. 89-91 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-025
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