Maio 2016 vol. 2 num. 7 - VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Mesa Redonda - Open Access.
COMO OS INDIVÍDUOS SE ORIENTAM ESPACIALMENTE?
ANDRADE, Isabela Fernandes ;
Mesa Redonda:
O objetivo deste trabalho é apresentar estratégias adotadas pelos indivíduos a fim de orientarem-se espacialmente. Por orientação espacial entende-se a possibilidade do indivíduo situar-se no espaço, acrescida de todos os processos mentais responsáveis pelo seu deslocamento. A metodologia empregada contemplou entrevistas com grupos focais e com funcionários de uma edificação complexa e questionários com usuários, além de pesquisa bibliográfica. Como resultados, desenvolveu-se um quadro-síntese com as formas que podem ser empregadas as placas de sinalização com base na literatura e em normas: direcional, de identificação, informativa, de emergência, de orientação e regulamentadora. Além disso, foi possível criar um quadro com as principais estratégias relacionadas à orientação espacial identificadas.
Mesa Redonda:
Palavras-chave: estratégias de orientação espacial; diferentes indivíduos; ambientes complexos,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-eneac2016-MRACE1
Referências bibliográficas
- [1] ANDRADE, Isabela Fernandes. Estratégias de orientação espacial adotadas por diferentes indivíduos no uso de terminais aeroportuários. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, como um dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação de Vera Helena Moro Bins Ely. (no prelo – 2016)
- [2] ASSUNÇÃO JOSÉ, Elisabete da; COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
- [3] BINS ELY, Vera Helena Moro; DISCHINGER, Marta; DAUFENBACH, Karine; RAMOS, Juliana de Lima; CAVALCANTI, Patricia Biasi. Desenho Universal – por uma arquitetura inclusiva. Grupo PET/Arq/SESu. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. UFSC: 2001.
- [4] PASSINI, Romedi. Wayfinding in architecture. New Yor: Van Nostrand Reinhold, 198
- [5] RIBEIRO, Lúcia Gomes. Onde estou? Para onde vou? Ergonomia do ambiente construído: wayfinding e aeroportos / Lúcia Gomes Ribeiro; orientadores: Cláudia Renata Mont’Alvão, Respício Antonio do Espírito Santo Jr. Tese (Doutorado em Artes e Design) – Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.
Como citar:
ANDRADE, Isabela Fernandes; "COMO OS INDIVÍDUOS SE ORIENTAM ESPACIALMENTE?", p. 17-20 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-eneac2016-MRACE1
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações