Agosto 2014 vol. 1 num. 2 - XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS DE COMBUSTÃO WIEBE E FRACTAL PARA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM MOTOR FLEX OPERANDO COM DIFERENTES MISTURAS DE GASOLINA-ETANOL
Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de ; Machado, Guilherme Bastos ; Matias, Filipe Augusto Serrão ;
Artigo Completo:
A modelagem da combustão em motores é considerada uma questão complexa na área automotiva. Ainda são necessários desenvolvimentos adicionais para melhorar a simulação do desempenho e das emissões do motor com o uso de diferentes combustíveis. Para estudar a influência de diferentes misturas de gasolina-etanol em um motor do tipo FLEX, foram feitas simulações computacionais utilizando os modelos de combustão Wiebe e Fractal, com o de transferência de calor de Woschini. Após ajustes de parâmetros dos modelos, foi possível validar as simulações com o uso de dados experimentais de dinamômetro de motor. Pressão do cilindro, IMEP e dados de emissões foram calculados para diferentes misturas de gasolina e etanol em diferentes condições de operação do motor. Os resultados das simulações com o modelo Fractal foram comparados aos obtidos com o uso do modelo de combustão de Wiebe, mostrando vantagens e limitações de cada um para simular um motor FLEX com diferentes misturas de gasolina e etanol.
Artigo Completo:
Palavras-chave: ,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/engpro-simea2014-40
Referências bibliográficas
Como citar:
Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; Machado, Guilherme Bastos; Matias, Filipe Augusto Serrão; "COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS DE COMBUSTÃO WIEBE E FRACTAL PARA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM MOTOR FLEX OPERANDO COM DIFERENTES MISTURAS DE GASOLINA-ETANOL", p. 255-274 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2014-40
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações