Junho 2017 vol. 3 num. 11 - CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem
Artigo Completo - Open Access.
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR EM MEIO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
KNOWLEDGE SHARING IN HIGHER EDUCATION AMID NEW TECHNOLOGIES
Kuhnen, Gabriela ; Baldessar, Maria José ;
Artigo Completo:
Com a ampliação do acesso à informação proporcionada pelas TICs, o conhecimento ganhou status de recurso, e a informação, agora compartilhada por muitos, possibilitou novas formas de relacionamento e interação, provocando mudanças sociais, econômicas e culturais. Na educação, percebe-se que não há mais espaço para o sistema tradicional, pois os grandes repositórios de conhecimento, a possibilidade de encontros nos espaços virtuais sem as barreiras físicas, a facilidade no recebimento e envio de arquivos alteraram totalmente a configuração do ensino, incentivando uma maior interdisciplinaridade. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com docentes do ensino superior com o objetivo de verificar como está acontecendo o compartilhamento de conhecimento entre eles e as principais ferramentas utilizadas nesse processo. Dentre os resultados, percebe-se que há subutilização das tecnologias e suas ferramentas e que existe intencionalidade e disposição, mas pouca concretização no compartilhamento do conhecimento.
Artigo Completo:
The expansion of access to information provided by ICTs, the knowledge gained resource status and information, now shared by many, enabled new forms of connections and interaction to bring about social, economic and cultural changes. In education, it is perceived that there is no more space for the traditional system, since the great repositories of knowledge, the possibility of meetings in virtual spaces without physical barriers, the ease of receiving and sending files, totally changed the configuration of education, encouraging greater interdisciplinarity. This article presents the results of a research with higher education professors and it aims to verifying how knowledge sharing is happening and the main tools used in this process. Among the results it is noticed that the underutilization of the technologies and their tools and that there is the intentionality and disposition, but little concretization in the sharing of knowledge.
Palavras-chave: Compartilhamento do conhecimento, interdisciplinaridade, TIC,
Palavras-chave: Knowledge sharing, Interdisciplinary, ICT,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0047
Referências bibliográficas
- [1] ALAVA, Séraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais?. Artmed, 2002.
- [2] DI CHIARA, I.G.; ALCARA, A. R.; TOMANEL, M.I.. Tipos de Compartilhamento de informação e do conhecimento no ambiente de P&D. Inf. & Soc.:Est. Joaõ Pessoa, v.20, n.2, p. 105-118, maio/ago, 2010.
- [3] FRIEDMAN, T. L. O Mundo é Plano: Uma breve História do Século XXI. 3ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
- [4] JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São JENKINS, Henry. São Paulo: Aleph, 2009. 428 pp.
- [5] KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2004.
- [6] PALLOFF, Rena M., et al. Construindo comunidade de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Artmed, 2002.
- [7] SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Como citar:
Kuhnen, Gabriela; Baldessar, Maria José; " COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR EM MEIO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS", p. 462-471 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0047
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações