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Competitividade internacional, taxa de câmbio e comércio paulista de veículos aéreos: 1997-2016

Santos, Patrick Leite ; Silva Filho, Luís Abel da ;

Artigo:

Este artigo tem comoobjetivo investigar a competitividade do setor de veículos aéreos do Estado deSão Paulo no período de 1997 a 2016; e, como a taxa de câmbio impactou nasrelações comerciais. Para tanto, são construídos três índices e realizados doistestes econométricos aplicados à séries temporais: o Índice de Vantagens Relativasnas Exportações (IVRE), o Índice de Competitividade Revelada (ICRV), o Índicede Orientação Regional (IOR); e, os testes de Cointegração de Johansen e o deCausalidade de Granger. Os resultados mostramindícios de que o setor conseguiu se estabelecer no mercado mundial comvantagens nos  e , tendo comoprincipal parceiro, verificado a partir do , a União Europeia(UE). No que se refere à taxa de câmbio, os testes mostraram que não existerelação de longo prazo entre as exportações de veículos aéreos e a taxa decâmbio real efetiva.

Artigo:

Palavras-chave: Veículos Aéreos; Competitividade; São Paulo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/enei2018-92

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Como citar:

Santos, Patrick Leite; Silva Filho, Luís Abel da; "Competitividade internacional, taxa de câmbio e comércio paulista de veículos aéreos: 1997-2016", p. 1971-1986 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/enei2018-92

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