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Competências de Design em equipes de Tecnologia da Informação: a percepção sobre o papel do Design pelos gestores de TI das instituições federais da rede SIG-UFRN

Competências de Design em equipes de Tecnologia da Informação: a percepção sobre o papel do Design pelos gestores de TI das instituições federais da rede SIG-UFRN

GRILO, André ; SCHERER, Fabiano de Vargas ; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der ;

Artigo:

São discutidos resultados de investigação sobre competências de Design para atuação em equipes de gestão de Tecnologia da Informação (TI), considerando como população-alvo a rede de cooperação técnica de instituições federais de ensino e de órgãos federais brasileiros que utilizam os sistemas integrados de gestão (SIG) desenvolvidos pela Superintendência de TI da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (STI/UFRN). A pesquisa é de natureza descritiva e teve como procedimento a aplicação de questionário respondido por gestores de TI de 18 instituições federais, sobre o papel e a inserção do Design em suas respectivas unidades. Como resultados, verificou-se que a maioria das instituições investigadas não possuem designers inseridos nos processos de gestão de TI e que, embora atuantes há cerca de 10 anos, não há práticas de pesquisas com usuários e stakeholders sobre a experiência destes no uso dos sistemas. Os respondentes indicaram os principais conhecimentos e habilidades que avaliam ser pertinentes à competência de designers em TI, cujas ocorrências se concentraram em atividades operacionais no projeto de interfaces, usabilidade e acessibilidade, bem como no entendimento de que designers devem estar inseridos nos processos de levantamento de requisitos e de implementação.

Artigo:

São discutidos resultados de investigação sobre competências de Design para atuação em equipes de gestão de Tecnologia da Informação (TI), considerando como população-alvo a rede de cooperação técnica de instituições federais de ensino e de órgãos federais brasileiros que utilizam os sistemas integrados de gestão (SIG) desenvolvidos pela Superintendência de TI da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (STI/UFRN). A pesquisa é de natureza descritiva e teve como procedimento a aplicação de questionário respondido por gestores de TI de 18 instituições federais, sobre o papel e a inserção do Design em suas respectivas unidades. Como resultados, verificou-se que a maioria das instituições investigadas não possuem designers inseridos nos processos de gestão de TI e que, embora atuantes há cerca de 10 anos, não há práticas de pesquisas com usuários e stakeholders sobre a experiência destes no uso dos sistemas. Os respondentes indicaram os principais conhecimentos e habilidades que avaliam ser pertinentes à competência de designers em TI, cujas ocorrências se concentraram em atividades operacionais no projeto de interfaces, usabilidade e acessibilidade, bem como no entendimento de que designers devem estar inseridos nos processos de levantamento de requisitos e de implementação.

Palavras-chave: Competências de Design; Gestão de TI; Administração Pública,

Palavras-chave: Competências de Design; Gestão de TI; Administração Pública,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-65

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

GRILO, André; SCHERER, Fabiano de Vargas; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der; "Competências de Design em equipes de Tecnologia da Informação: a percepção sobre o papel do Design pelos gestores de TI das instituições federais da rede SIG-UFRN", p. 1008-1021 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-65

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