Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
O ensino da anatomia humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto
O ensino da anatomia humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto
Gonzáles, Ana Inês ; Bortoli, Carlize ; Gullo, Jackson da Silva ;
Artigo:
O processo de ensino-aprendizagem vem passando por significativas mudanças nas últimas décadas. A proposta de um ensino pautado na participação ativa dos estudantes objetiva não só a maior autonomia durante a aprendizagem como também no perfil profissional, especialmente na área da saúde. Para tanto, as atividades propostas pelo docente devem ser estrategicamente elaboradas, estimulando a reflexão crítica através de desafios, situações-problema, debates em grupos, de acordo com o tema objetivado. Nas fases iniciais dos cursos da saúde a disciplina de Anatomia Humana é tida como de difícil aprendizagem e representa um desafio aos alunos. O objetivo deste projeto-piloto foi revisar o conteúdo da disciplina de Anatomia Sistêmica por meio de uma maratona composta por atividades de metodologias ativas. Metodologia: Participaram voluntariamente da maratona 100 alunos matriculados na referida disciplina no semestre 2019.1 na Universidade Estácio Santa Catarina campus São José, divididos em 12 grupos. A maratona foi composta por 6 salas temáticas, de acordo com Sistemas Orgânicos agrupados, e em cada sala havia uma proposta de atividade baseada em metodologia ativa, como jogos, cruzadinhas e quebra-cabeça. As equipes passavam nas salas aos pares e somavam pontos para cada atividade realizada, totalizando 3h de atividades. Ao final, a equipe vencedora foi a que obteve maior pontuação total. Foi possível observar, como resultado da proposta, a interação entre os grupos, a diversão e o resgate do conteúdo de forma lúdica e ativa. Os alunos manifestaram-se de forma positiva em relação à atividade proposta.
Artigo:
O processo de ensino-aprendizagem vem passando por significativas mudanças nas últimas décadas. A proposta de um ensino pautado na participação ativa dos estudantes objetiva não só a maior autonomia durante a aprendizagem como também no perfil profissional, especialmente na área da saúde. Para tanto, as atividades propostas pelo docente devem ser estrategicamente elaboradas, estimulando a reflexão crítica através de desafios, situações-problema, debates em grupos, de acordo com o tema objetivado. Nas fases iniciais dos cursos da saúde a disciplina de Anatomia Humana é tida como de difícil aprendizagem e representa um desafio aos alunos. O objetivo deste projeto-piloto foi revisar o conteúdo da disciplina de Anatomia Sistêmica por meio de uma maratona composta por atividades de metodologias ativas. Metodologia: Participaram voluntariamente da maratona 100 alunos matriculados na referida disciplina no semestre 2019.1 na Universidade Estácio Santa Catarina campus São José, divididos em 12 grupos. A maratona foi composta por 6 salas temáticas, de acordo com Sistemas Orgânicos agrupados, e em cada sala havia uma proposta de atividade baseada em metodologia ativa, como jogos, cruzadinhas e quebra-cabeça. As equipes passavam nas salas aos pares e somavam pontos para cada atividade realizada, totalizando 3h de atividades. Ao final, a equipe vencedora foi a que obteve maior pontuação total. Foi possível observar, como resultado da proposta, a interação entre os grupos, a diversão e o resgate do conteúdo de forma lúdica e ativa. Os alunos manifestaram-se de forma positiva em relação à atividade proposta.
Palavras-chave: metodologia, aprendizagem ativa, ensino, educação superior,
Palavras-chave: metodologia, aprendizagem ativa, ensino, educação superior,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-07
Referências bibliográficas
- [1] CASSIELA, R et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res, v. 37, n. 4, 2017.
- [2] FARDO, M.L A gameficação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, jul. 2013.
- [3] FARIAS, M.P et al. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, pp. 143-158, 2015.
- [4] LIMA, V.V Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface, Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, jun. 2017.
- [5] LIMA, V.V et al. Ativadores de processos de mudança: uma proposta orientada à transformação das práticas educacionais e da formação de profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 279-288, jan. 201
- [6] LIMA PAIVA et al O uso da estratégia gameficação na educação médica. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 43, n. 1, p. 147-156, mar. 2019.
- [7] MITRE, S.M et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec. 2008.
- [8] MÓRAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, 2015.
- [9] NETTO CÉZAR, P.H et al. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 298-303, jun. 2010.
- [10] ROCHA, D.P. Alternativas didático-pedagógicas para auxílio no estudo da anatomia humana no ensino superior. Trabalho de conclusão apresentado ao Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, PE, 2017.
Como citar:
Gonzáles, Ana Inês; Bortoli, Carlize; Gullo, Jackson da Silva; "O ensino da anatomia humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto", p. 83-94 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-07
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações