Maio 2022 vol. 10 num. 1 - 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021
Artigo - Open Access.
Comunidade formativa como Projeto-Ação: tecnologias colaborativas e cívicas sustentando um design dialógico de antecipação
Formative community as Project-Action: collaborative and civic technologies sustaining a dialogical design of anticipation
Farbiarz, Jackeline Lima ; Rodrigues, Roberta Portas Gonçalves ;
Artigo:
Após mais de um ano e quatro meses de reflexão na ação, compartilhamos escolhas, ações e aprendizados decorrente de novos modos de interação adotados nos cursos de graduação e pós-graduação do departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro durante a pandemia da Covid-19 em busca do estabelecimento de relações que preservassem a perspectiva dialógica como forma de reconhecimento, colaboração e sustentabilidade emocional e social de nossos quadros docente, discente e de funcionários. Na primeira parte do texto, sustentam as opções adotadas ao longo do processo autores como Pacheco (2013, 2014, 2018), Josso (2007) e Bakhtin e seu Círculo (2010 [1920]). O primeiro pelo entendimento de que relações de ensino-aprendizagem precisam ancorar-se em princípios de significação, integração, diversidade, centralidade e socialização. A segunda pela visão de que situações de ensino-aprendizagem estão inscritas em lugares educativos. O terceiro pela ênfase nas ações/interações como atos responsáveis que participam de um continuum que antecede a ação em si e que antecede porvires inscritos nas singularidades das experiências. Na segunda parte do texto, a proposição é pela exemplificação de ações desenvolvidas. E, na terceira parte, partindo dos ensinamentos desses autores, entendemos a tecnologia como uma aliada, no sentido de possibilitar a manutenção de relações de ensino-aprendizagem dialógicas, significativas, diversas e responsáveis, principalmente no posicionamento valorizado nos cursos de graduação e pós-graduação do departamento de ser a tecnologia uma aliada nos processos de reconhecimento colaborativo e cívico tão necessários frente as graves e imponderáveis situações decorrentes do momento pandêmico.
Artigo:
After more than a year and four months of reflection on action, we shared choices, actions and learning resulting from new modes of interaction adopted in the undergraduate and graduate courses of the
Palavras-chave: prática de ensino-aprendizagem, metodologias colaborativas, comunidade de aprendizagem, tecnologias colaborativas, construção de sentidos sociais, pandemia,
Palavras-chave: teaching-learning practice, collaborative methodologies, learning community, collaborative technologies, construction of social meanings, pandemic,
DOI: 10.5151/mxriodc2021-20
Referências bibliográficas
- [1] Waller, R. (2019). Learning from Vernon’s Isotype test: A design history footnote. Information Design Journal, 25(3), 264–276. https://doi.org/10.1075/idj.25.3.04wal
- [2] Bakhtin, M. (2010 [1920]) Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editora.
- [3] Farbiarz, J; Ripper, J.L. (2011) Design em Parceria: visitando a metodologia sob a perspectiva do Laboratório de Investigação em Living Design da PUC-Rio. In: Luiz Antonio L. Coelho; Denise Westin. (Org.). Estudo e Prática em Metodologia em Design nos cursos de pós-graduação. Teresópolis: Novas Ideias, p.186-21
- [4] Gandin, D. (1994) A prática de planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes.
- [5] Josso, M-C. (2007) A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. In: Revista Educação. - Porto Alegre/RS, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez.
- [6] Pacheco, J. (2013) Escola da Ponte: formação e transformação da Educação. 5 Ed Petrópolis, RJ: Vozes.
- [7] Pacheco, J; Pacheco, M. (2014) Diálogos com a Escola da Ponte. Petrópolis, RJ: Vozes.
- [8] Pacheco, J; Pacheco, M. (2018) Escola da Ponte [livro eletrônico]: uma escola pública em debate. Petrópolis, RJ: Cortez Editora.
- [9] Shön, D. (1984) The Reflective Practitioner: How professionals think in action. London: Basic Books.
Como citar:
Farbiarz, Jackeline Lima; Rodrigues, Roberta Portas Gonçalves; "Comunidade formativa como Projeto-Ação: tecnologias colaborativas e cívicas sustentando um design dialógico de antecipação", p. 277-290 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/mxriodc2021-20
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações