Fevereiro 2024 vol. 2 num. 13 - Plural Design Digital

Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Comunidades criativas na Covid-19: Um olhar para a tecnologia como meio de articulação de soluções habilitantes

Creative communities in Covid-19: A look at technology as a means of articulating enabling solutions

Pereira, Matheus Ribeiro ;

Completo:

Este artigo reflete sobre a importância do design na atualidade, principalmente no que se refere aos aspectos sociais. Diante disto, enfatiza-se o impacto das transformações tecnológicas – através da Web 2.0 – como mobilizador de transformações econômicas, políticas e sociais, possibilitando tanto efeitos positivos quanto negativos. Evidenciando os aspectos benéficos do universo online, observa-se que os avanços tecnológicos podem auxiliar no desenvolvimento de soluções criativas e impulsionadoras de mudanças, ainda mais em contextos de crise. Levando estes fatores em consideração, optou-se por estudar o período da pandemia da Covid-19, sendo esta uma das principais crises sanitárias do século, e foi possível concluir que as plataformas online foram um meio motivador na manutenção e desenvolvimento de Comunidades Criativas que buscavam soluções inovadoras para problemas enfrentados naquele período.

Completo:

This article reflects on the importance of design today, especially with regard to social aspects. In view of this, emphasis is placed on the impact of technological transformations – through Web 2.0 – as a mobilizer of economic, political and social transformations, enabling both positive and negative effects. Evidencing the beneficial aspects of the online universe, it is observed that technological advances can help in the development of creative solutions and drivers of change, even more so in crisis contexts. Taking these factors into account, it was decided to study the period of the Covid-19 pandemic, which was one of the main health crises of the century, and it was possible to conclude that online platforms were a motivating means in the maintenance and development of Creative Communities that sought innovative solutions to problems faced at that time.

Palavras-chave: Comunidades Criativas; Covid-19; Web,

Palavras-chave: Creative Communities; Covid-19; Web,

DOI: 10.5151/pluraldesig2023-03

Referências bibliográficas
  • [1] ANANNY, M. Toward an ethics of algorithms: Convening, observation, probability, and timeliness. Science, Technology, & Human Values, v. 41, n. 1, p. 93-117, 2016.
  • [2] BAUMAN, Z. Amor líquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
  • [3] BENFEITORIA. #FamíliaApoiaFamília. Benfeitoria. Disponível em: https://parcerias.benfeitoria.com/canal/familias#:~:text=O%20%23Fam%C3%ADlia%20Apoia%20Fam%C3%ADlia%20%C3%A9,e%20doadores%20que%20possam%20ajudar. Acesso em: 3 jul. 2022.
  • [4] BOWLES, S; GINTIS, H. A cooperative species: human reciprocity and its Evolution. New Jersey: Princeton University Press, 2011.
  • [5] BRAUER, F. A simple model for behaviour change in epidemics. BMC Public Health, n.11(Suppl 1), S3, 2011. doi.org/10.1186/1471-2458-11-S1-S3.
  • [6] BUBER, M. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 1987.
  • [7] CANTÚ, D. Ideas Sharing Lab. Community Centred Design for Multifuncional and Collaborative Food Services. Doctoral Thesis, Politecnico di Milano, 2012.
  • [8] CHAVES, L. I.; FONSECA, K. F. O. Design para Inovação Social: uma experiência para a inclusão do tema como atividade disciplinar. DAPesquisa, v.11, n.15, p.130-146, 2016.
  • [9] CHRONOPOULOS, D. K.; LUKAS, M.; WILSON, J. O. Consumer Spending Responses to the Covid-19 Pandemic: An Assessment of Great Britain. Covid Economics, n.34, p. 145-186, 2020.
  • [10] FERNBACK J.; THOMPSON B. Comunità virtuali: aborto, riprova o fallimento? Conferenza annuale International Communication Association, 1995.
  • [11] FRASCARA, J. Design and Social Sciences: making connections. New York: Taylor & Francis, 2002.
  • [12] FREIRE, K. M.; OLIVEIRA, C. M. M. Soluções habilitantes para formação de comunidades criativas: um caminho possível do design para inovação social In: ARRUDA, Amilton (Org.) Design & Inovação Social. Série [designCONTEXTO] Ensaios sobre Design, Cultura e Tecnologia, 2017.
  • [13] G1. Empresa devolve R$ 7,5 milhões após respiradores não serem entregues, diz secretário de saúde da PB. G1, 10 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/06/10/empresa-devolve-r-75-milhoes-apos-respiradores-nao-serem-entregues-diz-secretario-de-saude-da-pb.ghtml. Acesso em 4 jul. 2022.
  • [14] GANDRA, A. Jovens de comunidades se juntam para combater impacto da covid-19. Agência Brasil, 11 dez 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-12/jovens-de-comunidades-se-juntam-para-combater-impacto-da-covid-19. Acesso em: 2 jul. 2022.
  • [15] HABITAT BRASIL. Sobre a Habitat Brasil. Disponível em: https://habitatbrasil.org.br/quem-somos/sobre-nos/. Acesso em: 1 jul. 2022.
  • [16] IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Avaliação de Impacto do Programa Jovens Construtores. Youtube, 26 maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OLDHFnhBUOc&t=633s Acesso em: 02 jul. 2022.
  • [17] LEÓN, L. P. Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet. Agência Brasil, 23 ago 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem-152-milhoes-de-pessoas-com-acesso-internet. Acesso em: 3 jul. 2022.
  • [18] MADEIRA, C. G.; GALLUCCI, L. Mídias Sociais, Redes Sociais e sua Importância para as Empresas no Início do Século XXI. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curitiba: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, set. 2009.
  • [19] MANZINI, E.; VEZZOLI, C. Product-service systems and sustainability. Opportunities for sustainable solutions. Paris: UNEP Publisher, 2002.
  • [20] MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.
  • [21] MARTTILA, T. Platforms of co-creation: Learning Interprofessional Design Practice in Creative Sustainability. 2018. 280 f. Tese (Doutorado) - Curso de Creative Sustainability, Department Of Design, Aalto University School Of Arts, Design And Architecture, Helsinki, 2018.
  • [22] MENEGHETTI, L. IBGE: Desemprego durante a pandemia foi maior que o estimado. Veja, 30 nov. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/ibge-desemprego-durante-a-pandemia-foi-maior-que-o-estimado/. Acesso em: 4 jul. 20
  • [23] MORITZ, S. Service design: practical access to an evolving field. Germany: Köln International School of Design, 2005.
  • [24] PAPANEK, V. Design for the real world: human ecology and social change. New York: Pantheon Book, 1971.
  • [25] PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. São Paulo: Zahar, 2012.
  • [26] PEREIRA, M. R. Inovação Tecnológica e Políticas Públicas: uma análise do processo de introdução do Colab na agenda-setting da Prefeitura de Niterói. In: AMARAL, G. et al. (Orgs). Estado, Democracia e Sociedade: desafios contemporâneos. 1 Ed, v.1, p. 137-153, Belo Horizonte: Initia Via, 2020.
  • [27] QUALIBEST. Serviços de streaming têm crescimento durante a pandemia. 16 jul. 2021. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/blog/experiencia-e-satisfacao/servicos-de-streaming-tem-crescimento-durante-a-pandemia/. Acesso em: 3 jul. 2022.
  • [28] SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Rev. Atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 3ª Ed. 2001.
  • [29] SOTERO, F. Futuro da Internet e as Redes Sociais. 2009. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/16465551/Futuro-Da-Internet-e-Redes-Social. Acesso em: 3 jul. 2022.
  • [30] STROPASOLAS, P.; GIOVANAZ, D. Brasil com fome: pandemia e desmonte do Estado agravam drama dos trabalhadores. Brasil de Fato, 11 ago. 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/08/11/brasil-com-fome-pandemia-e-desmonte-do-estado-agravam-drama-dos-trabalhadores. Acesso em: 3 jul. 2022.
  • [31] VAKINHA. Ajude a Paraíba a vencer o coronavírus. Disponível em: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-paraiba-a-vencer-o-coronavirus. Acesso em: 2 jul. 2022.
Como citar:

Pereira, Matheus Ribeiro; "Comunidades criativas na Covid-19: Um olhar para a tecnologia como meio de articulação de soluções habilitantes", p. 1-15 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/pluraldesig2023-03

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações