Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES
Artigo Completo - Open Access.
CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: A CRÍTICA DE UM CONCEITO.
Silva, Paulo Sérgio Araújo da ; Gomes, Fabiane Frances Araújo ; Brasil, Mateus Henrique Trajano ;
Artigo Completo:
Trata-se de uma investigação a respeito das concepções de desenvolvimento sustentável presentes em alunos do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública. Pretende-se identificar as ideias de sustentabilidade no 5°semestre do curso de Engenharia Ambiental; analisar concepções de sustentabilidade em futuros engenheiros ambientais em suas implicações para o exercício da profissão. A coleta de dados foi realizada por meio de uma única pergunta, dirigida a 20 acadêmicos. Os resultados apontam que 45% dos acadêmicos pensam em desenvolvimento sustentável na perspectiva econômica, 40% ambiental e 15% social. Dessa forma, percebe-se que há grande dificuldade em interligar esses três conceitos de sustentabilidade.
Artigo Completo:
Palavras-chave: sustentabilidade, reciclagem, desenvolvimento,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-214
Referências bibliográficas
- [1] BARONI, Margaret. Ambiguidades e deficiências do conceito de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração de Empresas, v.32, n. 2, p. 14-24, 1992.
- [2] CMMAD- Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 1ª ed. 1991. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
- [3] ELKINGTON, J. Canibais com Garfo e Faca. São Paulo: Makron, 2001.
- [4] GARCIA, Denise Schmitt Siqueira. Dimensão econômica da sustentabilidade: uma análise com base na economia verde e a teoria do decrescimento. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v,13. N.25. p.133-153. Janeiro/Abril de 2016.
- [5] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
- [6] GOMES, Luan Sidonio; SILVA, Paulo Sergio Araujo. Concepções de ambiente de licenciados em ciências naturais e suas implicações para o ensino de ciências. Atas do VIII ENPEC, 2011.
- [7] LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B., LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.de S. (Orgs.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. p. 179-219. São Paulo: Cortez. 2002.
- [8] PENTEADO, Heloísa. D. Meio ambiente e a formação de professores. 2ºed. São Paulo: Cortez, 2003
- [9] REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 2ºed. São Paulo: Cortez, 2001
- [10] VEIGA, José Eli. O Preludio do desenvolvimento sustentável. In: CAVC, Economia Brasileira: Perspectiva do Desenvolvimento, 2005. pp. 243-266.
Como citar:
Silva, Paulo Sérgio Araújo da; Gomes, Fabiane Frances Araújo; Brasil, Mateus Henrique Trajano; "CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: A CRÍTICA DE UM CONCEITO.", p. 2123-2130 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/xveneeamb-214
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações