Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CONDUZINDO FOCUS GROUP COM IDOSOS: COMPREENDENDO COMO INTERAGEM E QUEREM APRENDER A UTILIZAR SMARTPHONES

CONDUCTING FOCUS GROUP WITH ELDERLY PEOPLE: LEARNING HOW THEY INTERACT AND WANT TO LEARN TO USE SMARTPHONES

Rocha, Eron ; Padovani, Stephania ;

Artigo Completo:

Este artigo tem por objetivo levantar as sugestões do público idoso que podem contribuir com noções de ensinoaprendizagem na elaboração de um curso básico de smartphones. O método utilizado foi o grupo focado, com a participação de 9 idosos. Os resultados são informações relacionadas à aprendizagem de smartphones, que podem contribuir para a elaboração de um mini-curso de smartphones para idosos.

Artigo Completo:

This article aims to raise the suggestions of the elderly public that can contribute with notions of teaching-learning in the elaboration of a basic course of smartphones. The method used was the focus group, with the participation of 9 elderly people. The results are information related to the learning of smartphones, which can contribute to the development of a mini-course of smartphones for the elderly people.

Palavras-chave: usuários idosos, ensino-aprendizagem de smartphones, grupo focado,

Palavras-chave: elderly users, teaching-learning smartphones, focus group,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0258

Referências bibliográficas
  • [1] CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características da população e dos domicílios: Resultado do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 201 Disponível em: . Acesso em: 5. Set. 2014.
  • [2] GRAGNOLATI, M.; JORGENSEN, O.; ROCHA, R.; FRUTERO, A. Envelhecendo em um Brasil mais Velho: Implicações do envelhecimento populacional para o crescimento econômico, a redução da pobreza, as finanças públicas e a prestação de serviços. Washington: Banco Mundial, 2011.
  • [3] KURNIAWAN, S. An exploratory study of how older women use mobile phone. In: 8TH
  • [4] INTERNATIONAL CONFERENCE: UBICOMP 2006, 8., 2006, Orange Country. Proceedings...Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2006. p. 105 -122.
  • [5] MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Rockport Publishers: Beverly, 2012. 208 p.
  • [6] PHIRIYAPOKANON, T. Is a big button interface enough for eldery users?:Towards user interface guidelines for eldery users. 2011. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Computer Engineer, Computer Science And Engineering, Mälardalen University, Västerås, 2011.
  • [7] ROCHA, E. Capacitando Idosos a Utilizar Smartphone: Uma Abordagem Utilizando o Design Instrucional Contextualizado e Flexível. 201 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 201
  • [8] TANG, C.; LEUNG, R.; HADDAD, S.;
  • [9] MCGRENERE, J. 2013. What motivates older adults to learn to use mobile phones. Disponível em: . Acesso em: 04 dez, 2015.
Como citar:

Rocha, Eron; Padovani, Stephania; "CONDUZINDO FOCUS GROUP COM IDOSOS: COMPREENDENDO COMO INTERAGEM E QUEREM APRENDER A UTILIZAR SMARTPHONES", p. 2456-2467 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0258

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações