Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Pôster - Open Access.
CONHECIMENTO COMO FONTE DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
TELES DOS SANTOS, M ; VIANNA JR., A. S ; , ;
Pôster:
O conhecimento é a base fundamental para a inovação tecnológica, o desenvolvimento econômico e o progresso social. Neste trabalho, identificamos a citação e discussão desta base nos contextos de gestão e do ensino, como CDIO (ConceivingDesigning-Implementing-Operating). A conclusão é que, apesar da crescente procura de alunos e professores por novas habilidades (empreendedorismo, comunicação, marketing dentre outras), são as disciplinas fundamentais que desenvolvem nos alunos as habilidades numéricas e analíticas que tornam o profissional de engenharia química um agente de inovação tecnológica e devem ser o ponto primordial de um projeto pedagógico consistente em Engenharia Química.
Pôster:
Palavras-chave: FONTE,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1065
Referências bibliográficas
- [1] CNI, Recomendações para o Fortalecimento e Modernização do Ensino de Engenharia no
- [2] Brasil. Confederação Nacional da Indústria (CNI). Brasília, 2018.
- [3] CRAWLEY E, MALMQVIST J, OSTLUND S, BRODEUR D, Rethinking Engineering
- [4] Education. The CDIO Approach. Springer, 2007.
- [5] DRUCKER PF, WILSON G, The essential drucker. Vol. 81. Oxford: Butterworth-Heinemann,
- [6] 2001.
- [7] FLEURY MTL, FLEURY A, Construindo o conceito de competência, Rev. adm. contemp., v.
- [8] 5, p. 183-196, 2001.
- [9] OECD (2002), Frascati Manual 2002: Proposed Standard Practice for Surveys on Research
- [10] and Experimental Development, The Measurement of Scientific and Technological
- [11] Activities, OECD Publishing, Paris, http://dx.doi.org/10.1787/9789264199040-en.
- [12] https://coaching.com.br/diferenca-entre-competencia-e-habilidade/. Acessado em 31 de março
- [13] de 2018.
- [14] https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp.
- [15] Acessado em 31 de março de 2018.
- [16] VEIGA IPA, Projeto político-pedagógico da escola, Papirus Editora, 2015.
Como citar:
TELES DOS SANTOS, M; VIANNA JR., A. S; , ; "CONHECIMENTO COMO FONTE DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA", p. 4035-4038 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1065
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações