Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CONHECIMENTO DE PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORES SOBRE O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS

CONHECIMENTO DE PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORES SOBRE O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS

Schoepes, Denise de Oliveira ; Ayer, Nicole Rando ; Salles, Isabella Martins ; Campos Netto, Manuela Lacreta de Toledo ; Fernandes, Pedro Ferraz ; Pacheco, Rafaela Boro ; Silva, Victoria Raissa Raiol ; Azevedo, Maria Regina Domingues de ;

Pôster:

Justificativa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno neurológico mais diagnosticado em crianças. Os principais sintomas são desatenção, inquietude e impulsividade. A escola é um desafio para esses alunos, pois exige controle do comportamento e, principalmente, concentração. Para amenizar tais dificuldades é importante o conhecimento adequado sobre o quadro, por aqueles que estão mais perto dessas crianças: pais e professores. Na literatura faltam ferramentas que avaliem tal conhecimento.

 

Objetivo(s)

O trabalho visa analisar o conhecimento e a opinião de pais e profissionais da educação em relação ao TDAH e seu tratamento.

 

Método(s)

Aplicação de dois questionários, sendo um destinado aos pais de alunos de 5 a 10 anos do Colégio Pueri Domus, e outro aos profissionais da educação que convivem com tais crianças.

 

Resultado(s)

Em 99 respostas de pais, foi constatado um desconhecimento sobre o TDAH e o seu tratamento, como também o "super" diagnóstico de TDAH em crianças normalmente agitadas. Além disso, 30,9% acreditam que o metilfenidato torna a criança "robotizada". Em 22 respostas, 50% dos professores acreditam que há uso excessivo de metilfenidato entre crianças por prescrição médica. Percebeu-se, ainda, o desconhecimento dos efeitos do medicamento e das alterações provocadas pelo TDAH.

 

Conclusão(ões)

Foi identificada falta de conhecimento acerca de TDAH e seu tratamento por parte de pais e profissionais da educação. Os dois grupos possuem dúvidas e estereótipos similares em relação ao TDAH, necessitando de maiores esclarecimentos. Evidenciando assim a importância deste trabalho e a necessidade de mais pesquisas.

Pôster:

Justificativa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno neurológico mais diagnosticado em crianças. Os principais sintomas são desatenção, inquietude e impulsividade. A escola é um desafio para esses alunos, pois exige controle do comportamento e, principalmente, concentração. Para amenizar tais dificuldades é importante o conhecimento adequado sobre o quadro, por aqueles que estão mais perto dessas crianças: pais e professores. Na literatura faltam ferramentas que avaliem tal conhecimento.

 

Objetivo(s)

O trabalho visa analisar o conhecimento e a opinião de pais e profissionais da educação em relação ao TDAH e seu tratamento.

 

Método(s)

Aplicação de dois questionários, sendo um destinado aos pais de alunos de 5 a 10 anos do Colégio Pueri Domus, e outro aos profissionais da educação que convivem com tais crianças.

 

Resultado(s)

Em 99 respostas de pais, foi constatado um desconhecimento sobre o TDAH e o seu tratamento, como também o "super" diagnóstico de TDAH em crianças normalmente agitadas. Além disso, 30,9% acreditam que o metilfenidato torna a criança "robotizada". Em 22 respostas, 50% dos professores acreditam que há uso excessivo de metilfenidato entre crianças por prescrição médica. Percebeu-se, ainda, o desconhecimento dos efeitos do medicamento e das alterações provocadas pelo TDAH.

 

Conclusão(ões)

Foi identificada falta de conhecimento acerca de TDAH e seu tratamento por parte de pais e profissionais da educação. Os dois grupos possuem dúvidas e estereótipos similares em relação ao TDAH, necessitando de maiores esclarecimentos. Evidenciando assim a importância deste trabalho e a necessidade de mais pesquisas.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1339

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Schoepes, Denise de Oliveira; Ayer, Nicole Rando; Salles, Isabella Martins; Campos Netto, Manuela Lacreta de Toledo; Fernandes, Pedro Ferraz; Pacheco, Rafaela Boro; Silva, Victoria Raissa Raiol; Azevedo, Maria Regina Domingues de; "CONHECIMENTO DE PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORES SOBRE O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS", p. 69-70 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1339

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações