Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Construção de sonda cultural: aspectos emocionais na percepção de qualidade do vinho brasileiro.

Construction of cultural probe: emotional aspects in the perception of quality of Brazilian wine

Castro, Marcelo da Silva ; Júdice, Andrea Castello Branco ; Júdice, Marcelo ; Velasco, Bárbara Marcela de ; Kafure, Ivette ;

Poster:

O propósito deste artigo é apresentar a metodologia de construção de uma sonda cultural, com ênfase na etapa 1 do processo – o planejamento do projeto da sonda. Demonstrar a importância desta etapa para a produção de uma sonda que atinja o objetivo de estabelecer uma relação empática com os usuários, no caso do presente projeto das pessoas que se interessam pelo universo do vinho. Analisar, por meio de um pré-teste, a relevância desta etapa para a decisão sobre o projeto das demais fases.

Poster:

The purpose of this article is presents the methodology for develop a cultural probe, with emphasis in phase 1 of the process - the probe project planning. Demonstrates the importance of this phase for the production of a probe that reach the goal of establishing an empathetic relationship with users, in this case, people interested in wine universe. This article analyzes, trought a pre test, the relevance of this phase to a decision about the other project phases.

Palavras-chave: Design Empático, Sondas, Fatores Emocionais, Vinho, Empathic Design, Probes, Emotional Factors,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_218

Referências bibliográficas
  • [1] BATTARBEE, Katja; KOSKINEN, Ilpo; MATTELMÄKI, Tuuli. 2003. Empathic Design: User Experience in Products Design. 1ª ed. Finlândia: IT Press,168 p.
  • [2] DESMET, P. 200 Designing emotions. Delft: Delft University of Technology.
  • [3] GAVER, B., DUNNE, T., Pacenti, E. 1999. Cultural Probes. Interactions, Vol 6. No. 1. ACM Press, pp. 21-29.
  • [4] IBRAVIN, 201 Avaliação Setorial 2013. 1ª ed. Bento Gonçalves, 17 p.
  • [5] JÚDICE, Andrea C. B. 2014. Design for Hope: Designing Health Information in Vila Rosário. 2014. 295 p. Tese - Aalto University. Finlândia, PDF.
  • [6] JÚDICE, Marcelo O. 2014.You are Important!: Designing for Health Agents in Vila Rosário. 2014. 239 p. Tese - Aalto University. Finlândia, PDF.
  • [7] KLADSTRUP, Don; KLADSTRUP, Petie. 2002.Vinho Andamp; Guerra: Os Franceses, os Nazistas e a Batalha Pelo Maior Tesouro da França. São Paulo: Zahar,
  • [8] MATTELMÄKI, Tuuli. 2006. Design Probes. 1ª ed. Finlândia: University of Art and Design Helsinki.
  • [9] TOIGO, Taisson. 2011. Imagem de produto: a configuração da imagem do vinho fino. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul
Como citar:

Castro, Marcelo da Silva; Júdice, Andrea Castello Branco; Júdice, Marcelo; Velasco, Bárbara Marcela de; Kafure, Ivette; "Construção de sonda cultural: aspectos emocionais na percepção de qualidade do vinho brasileiro.", p. 1208-1216 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_218

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações