Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
CONTEÚDOS RESPONSIVOS PARA EAD: um estudo de caso na Plataforma Moodle Cederj
RESPONSIBLE CONTENTS FOR EAD: a case study about Moodle Cederj Platform
Perdigão, Luciana Tavares ;
Artigo completo:
O presente artigo trata da visualização dos conteúdos em ambientes virtuais de aprendizagem para a educação a distância (EAD) através de diferentes dispositivos. Aborda o assunto mais especificamente na Plataforma Moodle Mobile. Relata sobre os problemas na construção de conteúdos EAD responsivos por editores que não são designers. Trata-se de um estudo de caso a partir de um problema identificado nos cursos de Graduação do Consórcio Cederj e contou com a participação de duas Mediadoras de Apoio Pedagógico. A pesquisa foi baseada nos princípios básicos do web design responsivo de Marcotte (2010), Silva (2014), LePage (2019). Teve como resultado a adequação de todas as disciplinas do curso de Graduação em Geografia do Consórcio para correta visualização a partir da Plataforma Moodle Mobile.
Artigo completo:
This article deals with the visualization of contents in virtual learning environments for distance education (EAD) through different devices. It addresses the subject more specifically in the Moodle Mobile Platform. It reports on problems in building EAD content responsive to non-designer editors. This is a case study based on a problem identified in the Cederj Consortium's undergraduate courses and was attended by two Pedagogical Support Mediators. The research was based on the basic principles of the responsive web design of Marcotte (2010), Silva (2014), LePage (2019). It resulted in the adequacy of all the subjects of the course of Graduation in Geography of the Consortium for correct visualization from the Platform Moodle Mobile.
Palavras-chave: educação a distância, responsividade, Moodle Mobile,
Palavras-chave: distance education, responsiveness, Moodle Mobile,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0282
Referências bibliográficas
- [1] ALLSOPP, J. (s/d). A Dao of Web Design. Disponível em: https://alistapart.com/article/dao/. Acesso em 06 de julho de 2019.
- [2] CONSÓRCIO CEDERJ. (s/d). Disponível em http://cederj.edu.br/cederj/sobre/ . Acesso em 06 de julho de 2019.
- [3] LEPAGE, P. (s/d). Princípios básicos do Web design responsivo. Disponível em: https://developers.google.com/web/fundamentals/design-and-ux/responsive/?hl=pt-br Acesso em 06 de julho de 2019.
- [4] MARCOTTE, E. (s/d). Responsive Web Design: a list apart. Disponível em: www.alistapart.com/articles/responsive-web-design. Acesso em 06 de julho de 2019.
- [5] MOODLE.org. (s/d). Disponível em: https://moodle.org/ . Acesso em 06 de julho de 2019.
- [6] PERDIGÃO, L. T.; MANTILLA, S. P. S.; SALVADOR, D. F. (2015). Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução e Análise Inicial de Resultados. EAD em Foco, [S.l.], v. 5, n. 1, jan. ISSN 2177-8310. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/302 . Acesso em 06 de julho de 2019.
- [7] SILVA, M. S. (2014). Web Design Responsivo: Aprenda a criar sites que se adaptam automaticamente a qualquer dispositivo, desde desktops até telefones celulares. São Paulo: Novatec.
- [8] SILVA, M. S. (2008). Construindo sites com CSS e (X)HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec.
- [9] YIN, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Como citar:
Perdigão, Luciana Tavares; "CONTEÚDOS RESPONSIVOS PARA EAD: um estudo de caso na Plataforma Moodle Cederj", p. 2813-2819 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0282
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações