Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contextualização histórica dos cursos de design para ambientes no ensino superior brasileiro

Historical context of design courses for environments in Brazilian higher education

BRITO, Thábata Regina de Souza ; TARALLI, Cibele Haddad ;

Artigo:

O trabalho apresenta um recorte da pesquisa de doutorado sobre a prática de projeto em design para ambientes com o foco no estudo do processo projetual nos cursos de bacharelados em design para ambientes no ensino superior brasileiro. Essa investigação expõe de forma sucinta uma contextualização sobre a educação superior com suas conceituações, delimitações e particularidades. Inicia-se com uma breve descrição do ensino superior europeu e estadunidense, para posteriormente abordar, a partir de uma concisa averiguação histórica, a educação superior brasileira. Após essas elucidações, é estudado o processo de ensino e aprendizagem desses cursos e os aspectos das práxis pedagógicas na perspectiva do ensino voltado para aprendizagem dos adultos. Analisa-se, do mesmo modo, os papeis dos professores e dos alunos nessa relação de ensino. Em seguida, o trabalho compreende a concepção dos cursos superiores e do ensino do design para ambientes no contexto brasileiro. A investigação se desenvolve com base em levantamento do referencial teórico, para futuramente, embasar a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de reconhecimento a respeito dos processos projetuais adotados nas práticas de projetos ensinadas e utilizadas nas academias no campo do design para ambiente. Até o momento, nesse contexto pandêmico no qual estamos vivendo o levantamento de dados se dá de forma virtual, para posteriormente desenvolver a pesquisa de campo “em loco” que propõem entrevistar professores e coordenadores, como também, visitar as instituições de ensino superior que ofertam os sete cursos de bacharelados na área do design para ambientes, denominados de Design de Interiores, Design de Ambientes e Composição de Interiores para então confrontar e ou validar os dados analisados e fundamentar sobre os aspectos e características do ensino do processo projetual nas academias brasileiras.

Artigo:

The work presents an excerpt from doctoral program research about design practice in design for environments with a focus on the study of the design process in bachelor's degrees in design for environments in Brazilian higher education. This investigation succinctly exposes a contextualization of higher education with its concepts, boundaries and particularities. It begins with a brief description of European and US higher education, to later address, from a concise historical investigation, Brazilian higher education. After these elucidations, the teaching and learning process of these courses and aspects of pedagogical praxis from the perspective of teaching aimed at adult learning are studied. Likewise, the roles of teachers and students in this teaching relationship are analysed. Then, the work comprises the conception of higher education courses and the teaching of design for environments in the Brazilian context. The investigation is developed based on a survey of the theoretical framework, to further support qualitative research in the form of recognition study regarding the design processes adopted in design practices taught and used in academies in the field of design for the environment. So far, in this pandemic context in which we are living, data collection takes place virtually, to further develop field research “on-site” that propose to interview professors and coordinators, as well as visit the higher education institutions that offer the seven bachelor's degree courses in the area of design for environments, called Interior Design, Environment Design and Interior Composition, to then confront and/or validate the analyzed data and base on the aspects and characteristics of teaching the design process in Brazilian academies.

Palavras-chave: Design para ambientes, Processo projetual, Educação superior, Ensino e aprendizagem.,

Palavras-chave: Design for environments, Design process, Higher education, Teaching and learning.,

DOI: 10.5151/5spdesign-55

Referências bibliográficas
  • [1] --
Como citar:

BRITO, Thábata Regina de Souza; TARALLI, Cibele Haddad; "Contextualização histórica dos cursos de design para ambientes no ensino superior brasileiro", p. 107-108 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-55

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações