Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Contribuições da infografia para o treinamento de profissionais que atuam com alunos usuários de Sistema FM

Medina, Camila ; Machado, Tacianne Kriscia ; Jacob, Regina Tangerino de Souza ; Domiciano, Cassia Leticia Carrara ;

Artigo completo:

O Sistema FM é uma ferramenta educacional que auxilia crianças com deficiênciaauditiva usuárias de próteses auditivas e/ou implantes cocleares na melhora dacompreensão do sinal de fala e diminui o ruído de fundo, principalmente noambiente escolar.  Recentemente, o SUSpassou a disponibilizar esta tecnologia, tornando-a mais acessível à populaçãobrasileira. Para sua adequada implantação é necessário um trabalhointersetorial caracterizado pela articulação entre os Sistemas Educacional e deSaúde para a transmissão de informações para profissionais que atuam com aadaptação do Sistema FM em todo o país. Para colaborar com essa necessidade,foi desenvolvido um Portal de orientação, cujo conteúdo foi apresentadobasicamente através de Infografia. Este artigo apresenta o processo de criaçãodeste ambiente virtual, bem como a sua avaliação por 30 profissionais atravésda Ficha de Pesquisa Motivacional, que avalia a motivação do usuário em quatro domínios: “Estimulante”, “Significativo”,“Organizado” e “Fácil de Usar”. Resultados demonstraram alta satisfaçãomotivacional, onde os particiantes consideraram o portal como impressionante. Asrespostas do questionário também foram analisadas de acordo com os quartoprincípios do Design de Informação: comunicação, cognição, estética eusabilidade. O domínio “Organizado” e o princípio da “Estética” foram os maispontuados, o que demonstra a facilidade de leitura de conteúdos complexos eextensos através dos infográficos. O acesso aos módulos impactou positivamenteno trabalho dos profissionais.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design da informação, infografia, tecnologia assistiva, sistema de frequência modulada,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-034

Referências bibliográficas
  • [1] AMERICAN ACADEMY OF AUDIOLOGY. 201 Clinical practice guidelines: remote microphone hearing assistance technologies for children and youth from birth 21 years. BLASCA, W.Q.; Ferrari, D.V. & Jacob, R.T.S. 2006. Dispositivos eletrônicos aplicados à surdez: conceitos básicos In: Flores K.G.; Lamônica D.A.C. & Bevilacqua M.C. O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais: 197-213. São José dos Campos: Pulso Editorial.
Como citar:

Medina, Camila; Machado, Tacianne Kriscia; Jacob, Regina Tangerino de Souza; Domiciano, Cassia Leticia Carrara; "Contribuições da infografia para o treinamento de profissionais que atuam com alunos usuários de Sistema FM", p. 348-359 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-034

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações