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Controle de Posição do Atuador Eletrônico da Válvula Wastegate da Família de Motores EA 211

Position Control of the Electronic Wastegate Actuator of the EA 211 Engine Family

MATEUS, FLÁVIO ; ANTÔNIO, ARMANDO ;

Artigo:

Buscando melhorar a eficiência volumétrica dos motores de combustão interna a indústria automotiva desenvolve novas tecnologias, aprimora as estratégias de gerenciamento e aplica o conceito de downsizing nos novos projetos. O turbocompressor, responsável pela compressão do ar admitido, melhora a eficiência volumétrica do cilindro e proporciona uma mistura mais homogênea gerando uma contribuição expressiva para o downsizing, redução das emissões de poluentes e o consumo de combustível. O controle de posição da válvula wastegate é feita na maioria dos turbocompressores de forma mecânica. Os turbocompressores mais modernos utilizam um atuador eletrônico controlado através da unidade de controle do veículo. Com esse atuador digital é possível uma melhor estratégia de controle da pressão de boost do veículo. O presente trabalho identifica o modelo matemático do atuador de wastegate que equipa o motor 1.0L TSI. Seguido do projeto do controlador h-infinito sensibilidade mista, realiza a sua aplicação em um hardware conhecido como, FlexECU, que permite a implementação em ASCET, software que atende os requisitos de desenvolvimento de um software embarcado automotivo. O presente controle será posteriormente utilizado para o desenvolvimento do controlador de boost do motor citado.

Artigo:

Seeking to improve the volumetric efficiency of internal combustion engines, the automotive industry is developing new technologies, improving management strategies, and applying the downsizing concept to new designs. The turbocharger, responsible for the compression of the admitted air, improves the volumetric efficiency of the cylinder and provides a more homogeneous mixture, generating a significant contribution to the downsizing, reduction of pollutant emissions and fuel consumption. The wastegate valve position control is done in most turbochargers mechanically. The most modern turbochargers use an electronic actuator controlled through the vehicle

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP19

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Como citar:

MATEUS, FLÁVIO; ANTÔNIO, ARMANDO; "Controle de Posição do Atuador Eletrônico da Válvula Wastegate da Família de Motores EA 211", p. 115-122 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP19

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