Agosto 2024 vol. 12 num. 5 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
ARTIGO COMPLETO - Open Access.
CRIANÇA NA RUA, CRIANÇA NO URBANO: INTERVENÇÃO EM CAMINHOS ESCOLARES
CRIANÇA NA RUA, CRIANÇA NO URBANO: INTERVENÇÃO EM CAMINHOS ESCOLARES
Silva, Beatriz Farias da ; Gonçalves, Elisabeth Albuquerque Cavalcanti Duarte ;
ARTIGO COMPLETO:
A escola é o primeiro lugar em que as crianças criam uma relação, excluindo sua própria residência. Se o trajeto é feito majoritariamente a pé, é por naturalmente escolherem a escola mais próxima de casa, sendo fundamental que se qualifique o caminho. O objetivo geral é a apresentação de diretrizes para melhoria das principais vias que conectam casas à escola no Residencial Brisa do Lago, localizado na cidade de Arapiraca- AL. Foram propostos seis eixos de atuação, sobre melhoria da mobilidade, espaços livres e infraestrutura, a criação de atividades, inclusão no planejamento e monitoramento da intervenção.
ARTIGO COMPLETO:
School is the first place with which children establish a relationship, except their own residence. If the journey is mostly made on foot it is due to naturally choosing the school closest to home, making it essential to improve the quality of the route. The general objective of the present work is to bring guidelines for the improvement of the main routes that connect homes to schools in the Brisa do Lago Residential area, located in the city of Arapiraca, AL. Six lines of action were proposed, on improving mobility, open spaces and infrastructure, the creation of activities, inclusion in the planning and monitoring of the intervention.
Palavras-chave: planejamento urbano; criança na cidade; espaço público e urbanismo tático,
Palavras-chave: urban planning; children in the city; public space and tactical urbanism,
DOI: 10.5151/eneac2024-831813
Referências bibliográficas
- [1] "ABRAMET. Internações de crianças e adolescentes por atropelamentos volta a subir em 2021; SUS já registra mais de 6 mil casos. 1 nov. 202 Disponível em: https://abramet.com.br/noticias/internacoes-de-criancas-e-adolescentes-por-atropelamento-volta-a-subir-em-2021-sus-j-registra-mais-de-6-mil-casos/. Acesso em: 7 fev. 2023.
- [2] ARAPIRACA. Lei nº 3.181, de 03 de junho de 2016. Institui o Plano Municipal pela Primeira Infância do Município de Arapiraca- PMPI e adota providências correlatas. 2016a. Disponível em: https://web.arapiraca.al.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/3181.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.
- [3] ARAPIRACA. Plano Decenal de Arapiraca: desenvolvimento territorial sustentável no agreste alagoano. Maceió: Manguaba Produções, 2012. 240p.
- [4] ARAPIRACA. Setor imobiliário avança com a construção de 10 mil casas. 13 set. 2010. Disponível em: https://web.arapiraca.al.gov.br/2010/09/setor-imobiliario-avanca-com-a-construcao-de-10-mil-casas/ . Acesso em: 7 abr. 2023.
- [5] BECKER, Daniel. et al. Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza. Rio de Janeiro: [s. n.], 2019. 28 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/pediatras-lancam-manual-sobre-os-beneficios-da-natureza-no-desenvolvimento-de-criancas-e-adolescentes/. Acesso em: 8 fev. 2023.
- [6] BUITONI, Cássia Schroeder. Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para a educação. 2009. 229 p. Dissertação de mestrado- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
- [7] GDCI. Caminhos da escola: intervenções temporárias como ferramenta de participação comunitária. 6 fev. 2020. Disponível em: https://globaldesigningcities.org/update/caminhos-da-escola-intervencoes-temporarias-como-ferramenta-para-participacao/. Acesso em: 24 maio 2023.
- [8] IBGE. Arapiraca, panorama. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/arapiraca/panorama. Acesso em: 30 jun. 2023.
- [9] JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 296p.
- [10] JUNDIAÍ. Programa Entre a casa e a escola. 2020. Disponível em: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/programa-entre-a-casa-e-a-escola/#:~:text=Programa%20de%20requalificação%20do%20entorno,de%20mobiliário%20e%20criação%20de. Acesso em: 19 jul. 2023.
- [11] LIMA, Rossana Batista Ferreira. A criança e a cidade: estudo de percepção ambiental em espaços infantis públicos em Uberlândia-MG. 2017. 234 p. Dissertação de mestrado-Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
- [12] MARICATO, Erminia. É a questão urbana, estúpido! In: MARICATO, Ermínia ... [et al.] Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.
- [13] NEVES, Rafael Rust. Autossegregação em cidades médias: configuração intraurbana e práticas espaciais dos moradores de residenciais horizontais fechados, em Arapiraca- AL. 2022. 398p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
- [14] SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993.
- [15] SARMENTO, Manuel Jacinto. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias, (org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, p. 27- 60, 2011.
- [16] TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños. Barcelona: Graó, 2015. 189p."
Como citar:
Silva, Beatriz Farias da; Gonçalves, Elisabeth Albuquerque Cavalcanti Duarte; "CRIANÇA NA RUA, CRIANÇA NO URBANO: INTERVENÇÃO EM CAMINHOS ESCOLARES", p. 617-628 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2024-831813
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações