Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ARTES VISUAIS

CREATIVITY AND COLLABORATIVE LEARNING THROUGH THE PRODUCTION OF SYNTHESIS GRAPHIC REPRESENTATIONS: AN EXPERIENCE WITH VISUAL ARTS STUDENTS

Paixão, Waldeilson ; Bueno, Juliana ; Obregon, Rosane ; Zandomenghi, Ana Lúcia ;

Artigo Completo:

Esta pesquisa apresenta a aplicação de Representações Gráficas de Síntese (RGSs) para estimular a criatividade e favorecer o aprendizado colaborativo em sala de aula. RGSs são formas bidimensionais de representação visual que apoiam os conteúdos teóricos. Dessa maneira, o artigo traz um estudo qualitativo que fora aplicado com duas turmas de ensino médio-tecnológico, durante a condução de uma disciplina no curso de Artes Visuais, em um campus de um Instituto Federal. O objetivo foi estimular a criatividade dos estudantes e proporcionar a apreensão dos conteúdos da disciplina por meio da produção de RGSs, desenvolvidas de forma colaborativa. Os resultados indicaram que a utilização das RGSs em sala de aula foi uma forma criativa de engajar os estudantes na disciplina como também uma alternativa facilitadora no processo de ensino-aprendizagem.

Artigo Completo:

This research presents the application of Graphic Representations of Synthesis (RGSs) to stimulate the creativity and to favor the collaborative learning in the classroom. RGSs are two-dimensional forms of visual representation that support theoretical content. In this way, the article brings a qualitative study that was applied with two classes of high-tech teaching, while conducting a course in the Visual Arts course, on a campus of a Federal Institute. The objective was to stimulate the students' creativity and to apprehend the contents of the discipline through the production of RGSs, developed in a collaborative way. The results indicated that the use of RGSs in the classroom was a creative way of engaging students in the discipline as well as a facilitating alternative in the teaching-learning process.

Palavras-chave: pensamento visual, ensino, práticas coletivas,

Palavras-chave: visual thinking, teaching, collective practices,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0049

Referências bibliográficas
  • [1] ALENCAR, E. M. L. S. DE. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia
  • [2] BACHERT, C. M. D´Antona, DAMASCENO, Y. S. L., NAKANO, T. de C., WECHSLER, S. M. Criatividade: desafios ao conceito. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, 1., 2011, Manaus. Anais... Manaus: UFMA, 2011. p. 8 - 28. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2017
  • [3] BUENO, J.; PADOVANI, S. A importância do processo de design na criação e desenvolvimento de materiais didáticos digitais. 7th CIDI 7th Information Design International Conference, v. 2, n. 2010, p. 243–258, 2015.
  • [4] CROPLEY, A.; CROPLEY, D. Fostering creativity: A diagnostic approach for higher education and organizations. n. 2008, p. 1–3, 2009.
  • [5] MORAIS, M. de F.; ALMEIDA, L. S. Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. v. 29, n. 2, p. 141–162, 2016.
  • [6] MORAIS, Maria de Fátima. Criatividade: desafios ao conceito. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, 1., 2011, Manaus. Anais... Manaus: UFMA, 2011. p. 8 - 28. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2017
  • [7] FELDER R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering Education, 78(7), 674–681. Franken, 1998.
  • [8] FISH, J., SCRIVENER, S. Amplifying the Mind’s Eye: Sketching and Visual Cognition. Leonardo, 23(1), 1990, pp. 117–126.
  • [9] LIMA, Rosilene de et al. Plano do Curso Técnico em Artes Visuais Integrado ao Ensino Médio. São Luís: IFMA-CCH, 200 70 p.
  • [10] LIN, C. F. et al. Data mining for providing a personalized learning path in creativity: An application of decision trees. Computers and Education, v. 68, p. 199–210, 2013.
  • [11] HOSSEINI, A. (2011). University student’s evaluation of creative education in universities and their impact on their learning. Procedia – Social and Behavioural Sciences, 15, 1806-1812.
  • [12] MACHADO, G. B. et al. Representação do Conhecimento através de Pensamento Visual: Uma Experiência Em Sala De Aula. p. 91–106, 2015.
  • [13] MAYER, C. 2007. Hieroglyphen der Psyche: Mit Patientenskizzen zum Kern der Psychodynamik, Schattauer, Berlin
  • [14] NORMAN, Donald. Design emocional: por que gostamos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. 278 p.
  • [15] OLIVEIRA, Z. M. F. DE. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 1, p. 83–92, 2010.
  • [16] PFISTER, A. R. 2013. The Benefits of Sketching for Management. Literature Review and Experimental Evaluation. Dissertation of the University of St.Gallen, School of Management..
  • [17] PORTAL DA REDE FEDERAL. Governo do Brasil. Histórico. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2016.
  • [18] TVERSKY, B.,SUWA, M. Thinking with sketches. A. Markman (Editor), Tools for innovation. Oxford: Oxford University Press, 2009.
Como citar:

Paixão, Waldeilson; Bueno, Juliana; Obregon, Rosane; Zandomenghi, Ana Lúcia; "CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ARTES VISUAIS", p. 483-495 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0049

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações