Novembro 2021 vol. 8 num. 3 - 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto
Artigo - Open Access.
CRISES COMO CATALISADORAS DE CAPACIDADES DE INOVAÇÃO EM GRANDES EMPRESAS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE BEBIDAS BRASILEIRA NO CONTEXTO DA COVID-19
CRISES COMO CATALISADORAS DE CAPACIDADES DE INOVAÇÃO EM GRANDES EMPRESAS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE BEBIDAS BRASILEIRA NO CONTEXTO DA COVID-19
Costa, Maria Teresa Menezes ; Mendes, Rodrigo Couto Leite ; Bagno, Raoni Barros ;
Artigo:
Fomentar inovações radicais em grandes empresas apresenta diversos desafios e, por isso, essas empresas geralmente desenvolvem mais inovações incrementais. No entanto, em momentos de crise, como a atual pandemia da COVID-19, algumas empresas se destacam por fugir desse padrão. Neste trabalho, por meio de um estudo de caso de uma empresa brasileira do setor de bebidas, será investigado como empresas maduras e de grande porte podem responder rapidamente e de forma inovadora diante de demandas emergenciais causadas pelo contexto de crises. Desdobrando esta questão central, o estudo explora, por meio da análise de dois projetos de inovação, quais ações foram induzidas pelo contexto de crise e que não correspondiam à forma usual de conduzir oportunidades na empresa e em que medida tal contexto contribuiu para a consolidação de capacidades de inovação permanentes na empresa.
Artigo:
Fomentar inovações radicais em grandes empresas apresenta diversos desafios e, por isso, essas empresas geralmente desenvolvem mais inovações incrementais. No entanto, em momentos de crise, como a atual pandemia da COVID-19, algumas empresas se destacam por fugir desse padrão. Neste trabalho, por meio de um estudo de caso de uma empresa brasileira do setor de bebidas, será investigado como empresas maduras e de grande porte podem responder rapidamente e de forma inovadora diante de demandas emergenciais causadas pelo contexto de crises. Desdobrando esta questão central, o estudo explora, por meio da análise de dois projetos de inovação, quais ações foram induzidas pelo contexto de crise e que não correspondiam à forma usual de conduzir oportunidades na empresa e em que medida tal contexto contribuiu para a consolidação de capacidades de inovação permanentes na empresa.
Palavras-chave: gestão da inovação; capacidade de inovação; crise; COVID-19; pandemia,
Palavras-chave: gestão da inovação; capacidade de inovação; crise; COVID-19; pandemia,
DOI: 10.5151/cbgdp2021-3061
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
Costa, Maria Teresa Menezes; Mendes, Rodrigo Couto Leite; Bagno, Raoni Barros; "CRISES COMO CATALISADORAS DE CAPACIDADES DE INOVAÇÃO EM GRANDES EMPRESAS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE BEBIDAS BRASILEIRA NO CONTEXTO DA COVID-19", p. 551-563 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/cbgdp2021-3061
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações