Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas
Revisão de Literatura - Open Access.
CRITÉRIOS DE CONTRA INDICAÇÃO DO IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
CRITÉRIOS DE CONTRA INDICAÇÃO DO IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Amorim , Bruna Viegas Amaral ; Diniz , Bárbara Sofia Ferreira ; Barruffini, Ana Carolina Cárnio ; Aidar , Mariana de Oliveira Inocente ; Silva, Vanessa Oliveira ;
Revisão de Literatura:
**INTRODUÇÃO: **A perda auditiva quando não adequadamente conduzida pode ocasionar prejuízos de linguagem, cognição, emocionais, sociais e educacionais. O implante coclear (IC) proporciona aquisição e desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, e o seu uso pode diminuir o impacto da surdez em todos os seus aspectos. A seleção de pacientes para o IC é motivo de várias pesquisas que têm ampliado as situações nas quais se observam benefícios para o paciente. A correta seleção de pacientes é um dos desafios para a realização de ICs, pois trata-se de um procedimento relativamente novo e existe um grande número de encaminhamentos inadequados para os serviços especializados em IC. As indicações do implante passaram por momentos evolutivos, assim como as contra indicações. Devido aos efeitos da perda auditiva deve-se facilitar o acesso a centros especializados que selecionem corretamente pacientes que procuram o IC em busca de reabilitação. **MÉTODOS:** Foram analisados 11 artigos científicos publicados entre os anos de 2009 e 2019 encontrados na base de dados Scielo, utilizando os termos: Cochlear implants; deafness; hearing; audiology. **OBJETIVOS:** Descrever e analisar o perfil do grupo de pacientes contraindicados nos serviço de implante coclear. **RESULTADOS: **Foram encontrados como principais critérios de contra indicação de IC a surdez pré-lingual em adolescentes e adultos não reabilitados por método oral (exceto nos casos de cegueira associada), benefício com aparelho de amplificação sonora individual (AASI) maior do que o esperado com o implante, ausência de cóclea ou de nervo auditivo (ou aplasia de Michel), falta de condições médicas ou psíquicas para o tratamento, portadores de doença sistêmica que contra-indique anestesia geral ou cirurgia e pessoas com comprometimento neurológico grave. O IC em crianças menores de 01 ano de idade ainda é controverso, assim como a hipoplasia do nervo coclear. **CONCLUSÃO:** Existe um amplo espectro de critérios de contraindicação para o IC e muitos ainda são controversos entre os profissionais da área. Dessa forma, é de extrema importância uma avaliação minuciosa do paciente e sua condição clínica por uma equipe multidisciplinar objetivando o sucesso na restituição da audição dos pacientes e como consequência a melhora da linguagem, cognição e vida social. Além disso, é necessário um incentivo maior para as pesquisas nesse campo para que se otimize a reabilitação através dos implantes cocleares.
Revisão de Literatura:
_
Palavras-chave: _,
Palavras-chave: _,
DOI: 10.5151/cesmed2019-24
Referências bibliográficas
- [1] _
Como citar:
Amorim , Bruna Viegas Amaral; Diniz , Bárbara Sofia Ferreira; Barruffini, Ana Carolina Cárnio ; Aidar , Mariana de Oliveira Inocente; Silva, Vanessa Oliveira; "CRITÉRIOS DE CONTRA INDICAÇÃO DO IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA", p. 278-301 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/cesmed2019-24
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações