Julho 2014 vol. 1 num. 1 - 1º Semana da Física do Campus Catalão - UFG
Artigo - Open Access.
CUBO DE RUBIK: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
DA SILVA, Geovani R. ; DOS ANJOS, Petrus H. R. ;
Artigo:
Artigo:
Palavras-chave: Cubo de Rubik, Ensino de física, Habilidade de resolução de problemas,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/phypro-sefiscac-005
Referências bibliográficas
- [1] Jan J Elshout and Marcel VJ Veenman. Relation between intellectual ability and working method as predictors of learning. The Journal of Educational Research, 85(3):134–143, 1992.
- [2] Daniel F Styer. Getting there is half the fun. American Journal of Physics, 66:105– 106, 1998.
- [3] Patricia Heller and Mark Hollabaugh. Teaching problem solving through cooperative grouping. part 2: Designing problems and structuring groups. American Journal of Physics, 60(7):637–644, 1992.
- [4] George Polya. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2, 1978.
- [5] Hilda Borko, Margaret Eisenhart, Catherine A Brown, Robert G Underhill, Doug Jones, and Patricia C Agard. Learning to teach hard mathematics: Do novice teachers and their instructors give up too easily. Journal for research in mathematics education, 23(3):194–222, 1992.
- [6] David Joyner. Adventures in group theory: rubik’s cube, merlin’s machine & other mathematical toys. The Mathematical Intelligencer, 27(2):92–92, 2005.
- [7] George Marx, Eva Gajzago, and Peter Gnadig. The universe of rubik’s cube. European Journal of Physics, 3(1):39, 1982.
- [8] Solomon W Golomb. Rubik’s cube and a model of quark confinement. American Journal of Physics, 49(11):1030–1031, 1981.
- [9] Marilia Gabriela de Menezes, Rejane Martins Novais Barbosa, and Zélia Maria Soares Jófili. Aprendizagem cooperativa: O que pensam os estudantes? Linguagens, Educação e Sociedade, 12(17):51–61, 2007.
- [10] Maria Regina Gomes da Silva. Considerações sobre o trabalho em grupo na aula de matemática. Mimesis, 19(2):135–145, 1998.
- [11] David JOHNSON, Roger JOHNSON, and Karl SMITH. A aprendizagem cooperativa retorna às faculdades. Change, Jul/Aug98, 30(4):p26, 2000.
- [12] David W Johnson, Roger T Johnson, and Mary Beth Stanne. Cooperative learning methods: A meta-analysis, 2000.
- [13] James H Mathewson. Visual-spatial thinking: An aspect of science overlooked by educators. Science Education, 83(1):33–54, 1999.
- [14] Hsin-Kai Wu and Priti Shah. Exploring visuospatial thinking in chemistry learning. Science Education, 88(3):465–492, 2004.
- [15] Timothy D Lee, Stephan P Swinnen, and Deborah J Serrien. Cognitive effort and motor learning. Quest, 46(3):328–344, 1994.
Como citar:
DA SILVA, Geovani R.; DOS ANJOS, Petrus H. R.; "CUBO DE RUBIK: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA", p. 20-25 . In: Anais da 1ª Semana da Física do Campus Catalão [= Blucher Physics Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/phypro-sefiscac-005
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações