Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
“CUBOS MODULARES”: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO DESIGN DE SUPERFÍCIE
Heydrich, Mônica ; Silveira, André Luis Marques da ;
Artigo:
Este artigo descreve a proposição de uma atividade de ensino-aprendizagem nomeada de “Cubos Modulares” como instrumento de apoio no ensino de fundamentos do campo do Design de Superfície. Para tanto, vale-se do jogo Motif™- cubes, da empresa Newartifacts, como fonte de inspiração para a concepção da mesma. A pesquisa é de enfoque qualitativo, com objetivos descritivos e utiliza procedimento experimental, a aplicação da atividade com um grupo de estudantes do curso de Design de uma universidade gaúcha. Ao final, foram analisadas as etapas do processo de desenvolvimento da atividade e os resultados alcançados.
Artigo:
This paper describes a teaching-learning activity named "Modular Cubes" as a support tool for teaching the fundamentals of the Surface Design. For That, we used the Motif ™ - cubes by Newartifacts as a source of inspiration for the design. This is a qualitative research with descriptive goals and a experimental procedure, the application of an activity with a group of students of Design from a University located in Rio Grande do Sul state, southern Brazil. To conclude, we analyzed the stages of the development process of the activity and its results.
Palavras-chave: Design de superfície, Ensino do design de superfície, Processo criativo, Jogo, Lúdico, Surface design, Surface design teaching, Creative process, Gaming, Ludic,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00854
Referências bibliográficas
- [1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Básico: Grids. Porto Alegre: Bookman, 2009.
- [2] ANNAKA BAZAAR. 81 Jeux. 2013. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.annakabazaar.com/fr/enfants/1412-cubes-motif-rouge.htmlAndgt;. Acesso em: 30 maio 2013.
- [3] ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002.
- [4] CABAU, Philip. Design pelo desenho: exercícios, jogos, problemas e simulações. Lisboa: FCA design, 2011.
- [5] CAMPBELL, D. ; STANLEY, J. Diseños experimentales y cuasi experimentales em la investigación social. Buenos Aires: Amorrortu, 200
- [6] GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.
- [7] HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.
- [8] NEWARTIFACTS. Homepage. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.newartifacts.comAndgt;. Acesso em: 30 maio 2013.
- [9] NOVA 68: MODERN DESIGN. Newartifacts: Nueve Wooden Puzzle. 2013. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.nova68.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PRODAndamp;Store_Code=nov a68Andamp;Product_Code=NA02Andamp;Category_Code=PuzzlesAndgt;. Acesso em: 30 maio 2013.
- [10] PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
- [11] RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.
- [12] SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein. Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
Como citar:
Heydrich, Mônica; Silveira, André Luis Marques da; "“CUBOS MODULARES”: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO DESIGN DE SUPERFÍCIE", p. 1360-1370 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00854
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações