Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023
Artigo - Open Access.
Da crise à oportunidade: uma experiência de ensino em Design
From crisis to opportunity: a teaching experience in Design
Portas, Roberta ; Xavier, Guilherme ; Farbiarz, Alexandre ; Farbiarz, Jackeline Lima ;
Artigo:
O projeto Design por um Instante é desenvolvido pelo Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos (LINC-Design), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio, como parte do programa PUC Por Um Semestre, desenvolvido pelo PIUES - Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade. O PIUES oferece disciplinas introdutórias de cursos de graduação da PUC-Rio para alunos de Ensino Médio interessados em conhecer a universidade. A disciplina Introdução ao Design apresenta ao aluno o universo do Design, por meio de atividades lúdicas com base em projeto, pelo viés do Design Social, a prática profissional e diferentes áreas de atuação do designer. As atividades consideram situações reais, onde designer e grupo social interagem, priorizando o desenvolvimento tecnológico e o reconhecimento de questões econômicas, sociais e ambientais. A narrativa apresenta aos alunos por meio de materiais didáticos digitais e interações presenciais e em plataforma digital, os problemas de uma sociedade pós-pandêmica ficcional. O projeto busca, por meio da gamificação dos processos e da pedagogia projetual, engajar os alunos em atividades que potencializem as competências e habilidades necessárias ao designer de forma que eles possam desenvolver soluções projetuais em consonância com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
Artigo:
The Design por um Instante project is developed by the Language, Interaction and Construction of Meanings Laboratory (LINC-Design), linked to the PUC-Rio Post-Graduate Program in Design, as part of the PUC Por Um Semestre program, developed by PIUES - University, School and Society Integration Program. PIUES offers introductory disciplines of PUC-Rio undergraduate courses for high school students interested in getting to know the university. The discipline Introduction to Design introduces the student to the Design universe, through ludic activities based on projects, from the Social Design perspective, professional practice and different designer expertise areas. The activities consider real situations, where designer and social group interact, prioritizing technological development and economic, social and environmental issues recognition. The narrative presents students, through digital teaching materials and face-to-face interactions and on a digital platform, with a fictional post-pandemic society problems. The project seeks, through the process’s gamification and design pedagogy, to engage students in activities that enhance the skills and abilities needed by the designer so that they can develop design solutions in line with the UN 2030 Agenda for Sustainable Development.
Palavras-chave: Ensino de Design, ludicidade, projeto, agenda 2030,
Palavras-chave: Design teaching, playfulness, project, agenda 2030,
DOI: 10.5151/mxriodc2023-019
Referências bibliográficas
- [1] "FARBIARZ, J. L.; RIPPER, J. L. Design em Parceria: visitando a metodologia sob a perspectiva do Laboratório de Investigação em Living Design da PUC-Rio. In: COELHO, L. A. L.; WESTIN, D. (ed.). Estudo e Prática em Metodologia em Design nos cursos de Pós-Graduação, p. 186-213. Teresópolis, RJ: Novas Ideias, 201
- [2] SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. London: Temple Smith, 1983.
- [3] KAMM, B. O.; BECKER, J. Live-Action Role-Play or the Performance of Realities. In: KANEDA,
- [4] T.; KANEGAE, H.; TOYODA, Y.; RIZZI, P. (ed.) Simulation and Gaming in the Network Society.
- [5] Translational Systems Sciences, v. 9. Singapore: Springer. 2016, p. 35-51. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-10-0575-6_4."
Como citar:
Portas, Roberta; Xavier, Guilherme; Farbiarz, Alexandre; Farbiarz, Jackeline Lima; "Da crise à oportunidade: uma experiência de ensino em Design", p. 267-280 . In: 10º MXRio Design Conference 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/mxriodc2023-019
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