Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Dados sobre o tema da infografia nas graduações de jornalismo e design no Brasil

Data on the subject of infographics in journalism and design graduations in Brazil

Nogueira, Daniel Moura ; Braida, Frederico ; Nojima, Vera Lúcia ;

Artigo completo:

Os infográficos são usados como ferramenta de comunicação pela mídia noticiosa, com o intuito de transmitir informações de modo sintético, claro e atraente por meio de representações visuais diagramáticas multimodais, onde coexistem diversas modalidades comunicativas, combinando linguagem verbal e não verbal. Apesar de a infografia ter uma participação importante nos veículos de comunicação nacionais, não há, no Brasil, uma formação superior focada no tema e não se identificam estudos que evidenciem a presença de disciplinas relacionadas ao tema nos cursos superiores de design e jornalismo. O presente artigo aborda o mapeamento da presença de disciplinas sobre o tema da linguagem infográfica, um dos produtos do Design da Informação, nos cursos superiores de design e jornalismo em território brasileiro. Os dados foram coletados por meio de informações sobre os cursos superiores de design e jornalismo presentes no Cadastro eMEC, com base em relatórios disponíveis com os resultados estatísticos do Censo da Educação Superior no Brasil (CENSUP), nas Sinopses Estatísticas da Educação Superior 2016, com data de última atualização, em 20 de setembro de 2018, e por meio de pesquisas bibliográfica e documental. Foi realizada uma investigação sobre as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior (IES), mapeando disciplinas relacionadas à prática da infografia e, como resultado, gráficos e mapas foram elaborados com o objetivo de subsidiar o debate acerca do tema. Os gráficos são parte dos resultados obtidos na tese “Infografia no Brasil: panorama de uma linguagem multimodal”, desenvolvida pelo primeiro autor, defendida em abril de 2019.

Artigo completo:

Infographics are used as a communication tool in the news media, with the purpose of transmitting information in a synthetic, clear and attractive way through multimodal diagrammatic visual representations, where several communicative modalities coexist, combining verbal and nonverbal language. Although the infography has an important participation in the national communication vehicles, there is no higher education in Brazil on the subject and no studies are identified that evidence the presence of subjects related to the subject in the superior courses of design and journalism. This article deals with the mapping of the presence of disciplines on the topic of infographic language, one of the products of Information Design, in the superior courses of design and journalism in Brazilian territory. The data were collected through information on the superior courses of design and journalism present in the Cadastro eMEC, based on reports available with the statistical results of the Censo da Educação Superior no Brasil (CENSUP), in the Sinopses Estatísticas da Educação Superior 2016, dated of last update, on September 20, 2018, and through bibliographical and documentary research. An investigation was carried out into the curricula of Higher Education Institutions, mapping disciplines related to the practice of infography and, as a result, graphs and maps were elaborated with the purpose of subsidizing the debate about the theme. The graphics are part of the results obtained in the thesis "Infographics in Brazil: panorama of a multimodal language", developed by the first author, defended in April 2019.

Palavras-chave: Infografia, design da informação, ensino do design da informação,

Palavras-chave: Infogaphics, information design, information design teaching,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0258

Referências bibliográficas
  • [1] Cairo, A. (2013). The functional art: an introduction to information graphics and visualization. Berkeley: New Riders.
  • [2] Couto, R.M.S. (2008). Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [3] Folha de S. Paulo. (2018) Veja o que mudou na reforma gráfica da Folha impressa. São Paulo. Edição do dia 23 de abril de 2018.
  • [4] IVC. (2017). Circulação de alguns jornais diários no Brasil. São Paulo: IVC Brasil.
  • [5] MEC. (2001). Parecer CNE/CES nº 492/2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf> Acesso em: 8 jan. 2019.
  • [6] _____. (2004) Resolução CNE/CES nº 5. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf> Acesso em: 13 jan. 2019.
  • [7] _____. (2016). INEP Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior> Acesso em: 01 out. 2018.
  • [8] Moraes, A. (2013). Infografia: História e projeto. Rio de Janeiro: Blucher.
  • [9] Moura, C. P. (2002). O curso de comunicação social no Brasil: do currículo mínimo às novas diretrizes curriculares. Porto Alegre: EDIPUCRS.
  • [10] Neto, A.O.F. (2015). Novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Publicidade e Propaganda – Reflexões e Inflexões. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro.
  • [11] Nogueira, D. M. (2019). A evolução dos infográficos brasileiros no Malofiej: dados sobre os 25 anos da principal premiação da infografia mundial (p. 5528-5541). In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher.
  • [12] O Globo. (2018). Globo completa 93 anos de cara nova. Rio de Janeiro. Edição do dia 29 de julho de 2018.
  • [13] Souza, P.N.P. (1991). Estrutura e funcionamento do ensino superior brasileiro. São Paulo: Pioneira, 1991.
  • [14] Tufte, E. R. (2011). The Visual Display of Quantitative Information. Cheshire: Graphics Press.
Como citar:

Nogueira, Daniel Moura; Braida, Frederico; Nojima, Vera Lúcia; "Dados sobre o tema da infografia nas graduações de jornalismo e design no Brasil", p. 2895-2904 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0258

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações