Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Data-driven design: o uso de big data na etapa de pesquisa de projetos profissionais de design

Data-driven design: big data usage on the research phase of professional design projects

TANAKA, André Felipe ; FLEURY, André Leme ;

Artigo:

Em projetos profissionais de design, na etapa projetual de pesquisa, é comum que designers coletem e analisem dados diversos, com intuito de melhor compreender o usuário e o contexto para os quais estão projetando. No caso de investigações da modalidade qualitativa, comuns ao campo do design, esse processo de entendimento de comportamentos dos usuários frequentemente faz uso de fontes de dados e técnicas de coleta tais como entrevistas ou observações dos próprios usuários. Com o advento de recentes mudanças no cenário tecnológico e social — como a digitalização da vida cotidiana acelerada pelo uso massivo de aparelhos smartphones e redes móveis de alta velocidade — contudo, a etapa de pesquisa em projetos profissionais de design teve seu escopo de possíveis fontes de dados e técnicas de análise ampliado: grandes volumes de dados digitais, também conhecidos como big data, se tornaram amplamente disponíveis e têm grande potencial de extração de conhecimento sobre o comportamento humano. Esta pesquisa — de natureza qualitativa da modalidade de estudo de reconhecimento, iniciada no 1º semestre de 2022 — tem como objetivo contribuir com o campo do design ao identificar, entender e sistematizar, de forma ampla e panorâmica, como se dá a utilização de big data como fonte de dados incorporada à fase de pesquisa de projetos profissionais de design, de forma a mapear aspectos relevantes dessa utilização tais como: áreas do design; natureza dos projetos; fontes de dados e suas técnicas de análise; questões organizacionais; aspectos éticos e tendências futuras.

Artigo:

It is common for designers, during the research phase of professional design projects, to collect and analyze multiple types of data in order to better understand the user and the context for which they are designing. In the case of qualitative investigations, common in the design field, this process of understanding users' behaviors often uses data sources and techniques such as interviews and observations. With the advent of recent changes in the technological and social landscape — such as the digitization of everyday life accelerated by the massive use of smartphones and high-speed mobile networks — however, the research phase in professional design projects had its scope of possible data sources and analysis techniques expanded: large volumes of digital data, also known as big data, have become widely available and have great potential for extracting knowledge about human behavior. This research — started in the 1st half of 2022 — aims to contribute to the field of design by identifying, understanding and systematizing, in a broad and panoramic way, how big data is used as a data source incorporated into the research phase of professional design projects, in order to map relevant aspects of this use, such as: design areas; nature of projects; data sources and their analysis techniques; organizational issues; ethical aspects and future trends.

Palavras-chave: Big data; data-driven design; data-enabled design; pesquisa para design,

Palavras-chave: Big data; data-driven design; data-enabled design; research for design,

DOI: 10.5151/6spdesign-009

Referências bibliográficas
  • [1] ARSLAN, P.; CASALEGNO, F.; GIUSTI, L; ILERI, O; KURT, O. F., & ERGUT, S. Big Data as a source for Designing Services. 5th IASDR - International Association of Societies of Design Research.
  • [2] CANTAMESSA, M.; MONTAGNA, F.; ALTAVILLA, S. & CASAGRANDE-SERETTI, A. Data-driven design: the new challenges of digitalization on product design and development. Design Science, 6.
  • [3] GORKOVENKO, K.; BURNETT, D. J.; THORP, J. K.; RICHARDS, D. & MURRAY-RUST, D. Exploring the future of data-driven product design. In Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-14).
Como citar:

TANAKA, André Felipe; FLEURY, André Leme; "Data-driven design: o uso de big data na etapa de pesquisa de projetos profissionais de design", p. 17-18 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-009

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações