Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA INCLUSÃO DE USUÁRIOS DEFICIENTES VISUAIS: ANÁLISE HEURÍSTICA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

CHALLENGES OF DISTANCE EDUCATION FOR INCLUSION OF VISUAL IMPAIRED USERS: HEURISTIC EVALUATION OF THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT MOODLE

Arratia, Luis Eduardo Dias ;

Artigo Completo:

O presente trabalho apresenta uma análise heurística do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, adaptado para usuários deficientes visuais, buscando entender como ambientes virtuais de aprendizagem podem se tornar mais acessíveis para esse público. Para isso, se considera questões de usabilidade e acessibilidade online, e utiliza como método de estudo as heurísticas de Nielsen. São apresentados leitores de telas utilizados por esse público, e guidelines de acessibilidade da W3C. O estudo tem como finalidade a discussão sobre os desafios da Educação a Distância para deficientes visuais.

Artigo Completo:

This paper presents a heuristic evaluation of the virtual learning environment Moodle, adapted for visually impaired users, seeking to understand how virtual learning environments can become more accessible for this audience. For this, one considers questions of usability and accessibility online, and uses Nielsen heuristics as a study method. Screen readers used by this audience are presented, along with W3C accessibility guidelines. The study aims to discuss the challenges of Distance Education for the visually impaired.

Palavras-chave: Análise Heurística, Moodle, Educação a Distância,

Palavras-chave: Heuristics Evaluation, Moodle, Distance Education,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0262

Referências bibliográficas
  • [1] Balbino, L; Gomes, D; Santos, G. A Usabilidade de um AVA: Um estudo sobre o Moodle IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS. 2015.
  • [2] Disponível em: Acesso em 15/12/2016
  • [3] CYBIS, Walter. Ergonomia e Usabilidade: Conceitos, Métodos e Aplicações. ed. São Paulo: Novatec, 2015.
  • [4] GUIMARÃES, I; SOUZA, M. Acessibilidade em websites de comércio eletrônico: avaliação através da interação com usuários cegos na Paraíba. 2015 Disponível em: Acesso em: 14/12/2016
  • [5] HENRY, Shawn Lawton; Education and Outreach Working Group (EOWG). Introduction to Web Accessibility. World Wide Web Consortium/Web Accessibility Initiative (W3C/WAI). 200 Disponível em:. Acesso em 15/12/2016.
  • [6] NIELSEN, J. Engireering of Usability [Engenharia da Usabilidade]. Boston, Academic Press, 1993.
  • [7] PEREIRA et al. A Inclusão de Pessoas com deficiência visual na EAD segundo a ótica do aluno e da equipe multidisciplinar. 2014 Disponível em: Acesso em:
  • [8] 15/12/2016
  • [9] TORI, R. Educação em Distância. São Paulo: Editora Senac, 2010.
  • [10] SANTAROSA, Lucila. Ambientes Virtuais Acessíveis sob a perspectiva de usuários deficientes visuais. 2008. Disponível em: Acesso em: 14/12/2016
  • [11] SILVA, A; PAGLIUCA, L; CARVALHO, A. Acessibilidade no ambiente virtual de aprendizagem moodle: revisão de literatura. 2013. Disponível em: Acesso em: 14/12/2016
  • [12] SONZA, Andréa. Acessibilidade de Deficientes Visuais aos Ambientes Digitais. 2004. Disponível em: Acesso em: 15/12/2016
  • [13] TALEB, Alexandre; FARIA, Marco Antonio Rey de; ÁVILA, Marcos. As condições da saúde ocular no Brasil. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2012
Como citar:

Arratia, Luis Eduardo Dias; "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA INCLUSÃO DE USUÁRIOS DEFICIENTES VISUAIS: ANÁLISE HEURÍSTICA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE", p. 2497-2504 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0262

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações