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Desafios e Soluções: Comparativo de performance dos Lubrificantes para Veículos Pesados para cenários brasileiros futuros

Challenges and Solutions: Comparative Performance of Lubricants for Heavy-Duty Vehicles in Future Brazilian Scenarios

BARRETO, P. F. D. O. ; LIMA, P. V. ; PFAFFENZELLER, R. A. ; ARAÚJO, G. S. ; DUARTE, L.S. ;

Trabalho completo:

A incorporação de biocombustíveis, como o biodiesel, ao diesel tem se tornado uma solução relevante no mercado brasileiro para reduzir os impactos do uso de combustíveis fósseis no setor de transporte. Além disso, o controle de emissões dos veículos pesados tem exigido cada vez mais alterações de hardware. Considerando esses cenários, a demanda por óleos lubrificantes robustos e capazes de atingir longos intervalos de troca O presente trabalho visa discutir e avaliar a performance de diferentes lubrificantes: um óleo API CI-4 SAE 15W40, mineral e amplamente utilizado no mercado brasileiro, e um API CK-4 SAE 5W30, sintético, compatível com veículos com tecnologia EURO VI. Para isso, foi avaliado o envelhecimento das amostras de lubrificante contaminadas com Diesel S10 B15, Diesel S10 B20 e uma Mistura S10 B15 com 10% de HVO, simulando o fenômeno de diluição por combustível. Os resultados indicaram, na primeira fase do estudo, que o lubrificante de última geração obteve melhor desempenho nas condições simuladas, estando mais adequado para performar sob as possíveis condições energéticas brasileiras futuras. Próximas etapas incluirão a avaliação dessas combinações de combustíveis e a performance desses óleos lubrificantes em testes de dinamômetros.

Trabalho completo:

The incorporation of biofuels, such as biodiesel, into diesel has become a relevant solution in the Brazilian market to reduce the impacts of fossil fuel use in the transportation sector. Additionally, emissions control for heavy-duty vehicles has increasingly demanded hardware changes. Considering these scenarios, there is a growing demand for robust lubricants capable of achieving long change intervals. This study aims to discuss and evaluate the performance of different lubricants: an API CI-4 SAE 15W40 mineral oil, widely used in the Brazilian market, and an API CK-4 SAE 5W30 synthetic oil, compatible with vehicles featuring EURO VI technology. To do this, the aging of lubricant samples contaminated with Diesel S10 B15, Diesel S10 B20, and a Blend S10 B15 with 10% HVO was evaluated, simulating the fuel dilution phenomenon. The results indicated, in the first phase of the study, that the latest generation lubricant performed better under simulated conditions, being more suitable to operate under potential future Brazilian energy conditions. Next steps will include evaluating these fuel combinations and the performance of these lubricating oils in dynamometer tests.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP110

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Como citar:

BARRETO, P. F. D. O.; LIMA, P. V.; PFAFFENZELLER, R. A.; ARAÚJO, G. S.; DUARTE, L.S.; "Desafios e Soluções: Comparativo de performance dos Lubrificantes para Veículos Pesados para cenários brasileiros futuros", p. 574-583 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP110

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