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Desempenho e emissões de misturas de diesel verde e biodiesel em óleo diesel em veículos da fase l7 do Proconve

Performance and emissions of Proconve l7 vehicles using green diesel and biodiesel blends with diesel fuel

MELO, T. C.C. ; CRUZ, I. O. D. ; SOUZA, V.M.G. ; VICENTINI, P. C. ; MOURA, H.L. ; BASTOS, S.T. ; TOMITA, C.Y. ; BOTERO, M.F. ;

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A transição energética tem impulsionado, no setor de transportes, o uso de biocombustíveis, com destaque para a participação do diesel verde no cenário internacional. No trabalho, esse biocombustível foi empregado de forma pioneira no Brasil em veículos leves, de forma pura e adicionado ao biodiesel. O efeito dos biocombustíveis no desempenho dos veículos e nas emissões foi avaliado, a partir de uma matriz de óleos diesel contendo biodiesel e óleo diesel renovável (obtido por coprocessamento ou HVO puro), além do óleo diesel B7 de homologação. Dois veículos Diesel homologados na fase L7 do Proconve foram utilizados para avaliação de emissões em condições reais, em trechos urbano e de estrada. O desempenho em pista foi analisado e ensaios em dinamômetro de chassi também foram conduzidos. A incorporação de óleo diesel renovável não causou impacto significativo nas emissões de NMOG + NOx, CO e MP, houve melhora na dirigibilidade e na performance e redução no ruído. Confirmou-se que esse combustível pode ser utilizado no motor atual, com benefício para a sustentabilidade, já que contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa ao longo do seu ciclo de vida.

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The energy transition increased the demand for biofuels in the transportation sector with emphasis on green diesel participation on the international scenario. In this paper, for the first time in Brazil, Proconve L7 vehicles used pure green diesel and its blends with biodiesel and diesel in laboratory and road tests. The vehicle performance and emissions were evaluated with a matrix of diesel fuels containing biodiesel and green diesel oil (obtained by co-processing or pure HVO), in addition to the homologation B7 diesel fuel. The vehicles performed real drive emissions tests (urban and road driving), road tests and additional emissions measurements on chassis dynamometer. The results showed that the use of renewable diesel did not cause significant impact in NMOG + NOx, CO and MP emissions, it also presented better drivability and lead to some noise reduction. The results from this work confirmed that green diesel blends can be used as drop in fuel in diesel engines and contribute for life cycle greenhouse gases reduction.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP62

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Como citar:

MELO, T. C.C.; CRUZ, I. O. D.; SOUZA, V.M.G.; VICENTINI, P. C.; MOURA, H.L.; BASTOS, S.T.; TOMITA, C.Y.; BOTERO, M.F.; "Desempenho e emissões de misturas de diesel verde e biodiesel em óleo diesel em veículos da fase l7 do Proconve", p. 301-308 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP62

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