Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Artigo - Open Access.
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS SORVENTES A PARTIR DE FIBRAS VEGETAIS NA CONTENÇÃO E REMEDIAÇÃO DE DERRAMAMENTOS DE PETRÓLEO: POTENCIAL DE SORÇÃO DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR
SOUZA, A. A. ULSON DE ; TAKESHITA, E. V. ; BONI, H. T. ; PAULA, R. G. ; YAMAMOTO, C. I. ;
Artigo:
Fibras vegetais representam uma alternativa viável para contenção de derramamentos de petróleo e derivados. Além de serem biodegradáveis, estão disponíveis em grande quantidade na natureza, são de simples obtenção e, segundo a literatura científica, demonstram alta capacidade de sorção. O objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação do bagaço da cana-de-açúcar como sorvente para remoção de óleos em efluentes aquosos. Testes de sorção, em mistura de n-decano e água, foram realizados em estufa agitada e termicamente controlada, para determinar a influência de parâmetros como a temperatura (25, 40 e 70 °C), pH (5, 7 e 8), tempo de contato com o efluente e agitação do meio, este último por meio de comparação direta com ambiente estático. A metodologia de análise da eficiência do material consiste na extração por filtração do sorvente, com o registro da variação de massa das fibras. O bagaço demonstrou uma boa capacidade sortiva, absorvendo, em média, cerca de 8 vezes o seu peso inicial à temperatura ambiente em menos de 1 hora, com pouca variação deste valor à temperaturas mais elevadas. A flutuosidade e afinidade à água do material também foram determinadas para avaliar sua aplicabilidade em ambientes marítimos.
Artigo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1404-19451-154616
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Como citar:
SOUZA, A. A. ULSON DE; TAKESHITA, E. V.; BONI, H. T.; PAULA, R. G.; YAMAMOTO, C. I.; "DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS SORVENTES A PARTIR DE FIBRAS VEGETAIS NA CONTENÇÃO E REMEDIAÇÃO DE DERRAMAMENTOS DE PETRÓLEO: POTENCIAL DE SORÇÃO DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR", p. 5933-5940 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1404-19451-154616
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