Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA AVEAS INCLUSIVOS A PARTIR DE NARRATIVAS EM HIPERMÍDIA: UM ESTUDO DE TRANSPOSIÇÃO

DEVELOPMENT OF LEARNING OBJECTS FOR INCLUSIVE LMS FROM HYPERMEDIA NARRATIVES: A TRANSPOSITION STUDY

Quevedo, Silvia Regina Pochmann de ; Palazzo, Luiz AM ; Rossi, Luiz Henrique Longhi ; Vanzin, Tarcisio ; Roncarelli, Doris ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OAS) originários de narrativas emhipermídia ao Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) WebGD Acessível para o ensino deGeometria Descritiva na perspectiva da acessibilidade e inclusão. Implementado na plataforma Moodle,adaptada especialmente para alunos com deficiência auditiva e visual, o AVEA foi desenvolvido porpesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o armazenamento dos objetosrealizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir de narrativasem diferentes gêneros foram desenvolvidos 17 OAs pelo padrão brasileiro de metadados OBAA (Objetosde Aprendizagem Baseados em Agentes). Os OAs foram modelados de acordo com as propriedades maisimportantes como a modularidade, interoperabilidade, recuperação e reusabilidade. Este estudo apresentaa transposição das narrativas implementadas originalmente no Moodle para OAs e como as propriedadesdestes puderam ser alcançadas.

Artigo Completo:

This article presents the development of Learning Objects (LO) originating from hypermedia narratives developedto the Learning Management Systems (LMS) WebGD Acessível for teaching Descriptive Geometry with theperspective of accessibility and inclusion. Implemented in the Moodle platform, specially adapted for students withhearing or visual impairments, the LMS was developed by researchers from the Federal University of SantaCatarina (UFSC), with the storage of objects carried out in partnership with the Federal University of Rio Grandedo Sul (UFRGS). Based on narratives in diferente styles, 17 LO were developed by the Brazilian OBAA metadatastandard (Agents-Based Learning Objects). The LO were modeled according to most important properties such asmodularity, interoperability, recovery and reusability. This study presents the transposition of the narrativesoriginally implemented in Moodle for LO and how their properties could be reached.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Metadados, Padrões de Desenvolvimento,

Palavras-chave: Learning Objects, Metadata, Developing Patterns,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0022

Referências bibliográficas
  • [1] FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2007.
  • [2] IEEE - LTSC. The Learning Object Metadata Standard Retrieved. IEEE - LTSC - Learning Technology Standards Commitee Web Site, 2010. Disponível em: . Acessado em nov. 2016.
  • [3] IMS – GLC - ACC. (2002). Guidelines for Developing Accessible Learning Applications V.1 White Paper. IMS Global Learning Consortium Inc., 2002. Disponível em: . Acesso em nov. 2016.
  • [4] LONGMIRE, W. A Primer on Learning Objects. ASTD's Source for e-learning, 2000. Disponível em: . Acesso em set.2016.
  • [5] MACEDO, C.M.S. de Diretrizes de acessibilidade em conteúdos didáticos. Revista Brasileira de Design da Informação. Infodesign. V.10, n.2, 2013, p.123-136.
  • [6] POMERANTZ, J. Metadata: Organizing and discovering information. Disponível em https://www.coursetalk.com/providers/coursera/co urses/metadata-organizing-and-discovering-information. Acesso em maio 201
  • [7] ROSSI, L.H.L. Relatório Cognitiva Brasil.
  • [8] Desenvolvimento e catalogação de objetos de Aprendizagem. UFRGS, 2014.
  • [9] ROSSI, L.H.L. et al. A Federated Retrieval System for Learning Objects. Procs of International Conference on Internet Technology and Applications, 2012, Wuhan. Proceedings of iTAP (2012).
  • [10] SANTOS, L. FLORES, M.; TAROUCO, L. Objeto de Aprendizagem: Teoria Instrutiva Apoiada por Computador. Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: CINTED-UFRGS, 2007. VICARI, R. et al. The OBAA Proposal for Learning Objects Supported by Agents, Procs. of MASEIE Workshop–AAMAS 20 20 WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. 2000. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects: Online Version. Disponível em: . Acesso em set. 2016.
Como citar:

Quevedo, Silvia Regina Pochmann de; Palazzo, Luiz AM; Rossi, Luiz Henrique Longhi; Vanzin, Tarcisio; Roncarelli, Doris; "DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA AVEAS INCLUSIVOS A PARTIR DE NARRATIVAS EM HIPERMÍDIA: UM ESTUDO DE TRANSPOSIÇÃO", p. 191-200 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0022

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações