Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023
Artigo - Open Access.
Desenvolvimento de projeto de cubo mágico para pessoas com deficiência visual por meio de prototipagem rápida
Design of a Rubik's Cube for visually impaired people by means of rapid prototyping
Leite, Maysa Sene ; Xavier, ; , Aryadne Bonacorsi ; Fernandes, Nathan Martins ; Buzati, Ana Carolina ; Santos, João Victor Gomes dos ; , ;
Artigo:
"O projeto consistiu no desenvolvimento de um cubo mágico para pessoas com deficiência visual através de prototipagem rápida. A pesquisa se consistiu em três momentos; a princípio, levando em consideração dados a respeito da quantidade de pessoas com deficiência visual no Brasil, concluiu-se que, apesar do alto número, existem poucos jogos didáticos acessíveis disponíveis no mercado para este público, surgindo assim, a ideia da criação de um jogo embasado no Design Inclusivo, e a escolha pelo cubo mágico - também conhecido como “Cubo de Rubik” - se deve pelos diversos benefícios psico-pedagógicos no desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático e da concentração que ele possui. Em seguida, após pesquisas bibliográficas foi definido que o cubo seria realizado pela prototipagem rápida, em formato 2x2x2 com relevos táteis para a identificação dos diferentes tipos de faces. Por fim, o cubo desenvolvido foi submetido à testes para comprovar sua funcionalidade, nos quais teve sucesso, e concluiu-se que oresultado da prototipagem final foi satisfatório."
Artigo:
"The project consisted in the development of a magic cube for people with visual impairments throughrapid prototyping. The research consisted in three moments; at first, taking into account datas regardingthe number of people with visual impairments in Brazil, we concluded that, despite the high amount,there are few accessible didactic games available on the market for this public, came up the idea ofcreating a game based on Inclusive Design, and the choice for the Rubik's Cube -also known as ""Rubik'sCube""- is due to the diverse psycho-pedagogical benefits in the development of logical and mathematicalreasoning and concentration that it has. Then, after bibliographical research, it was decided that thecube would be created by rapid prototyping, in a 2x2x2 format with tactile reliefs to enable theidentification of the different types of the cube’s sides. Lastly, the cube we developed was submitted totests to prove its functionality, in which it was successful, and we concluded that the result of the finalprototyping was positive."
Palavras-chave: Jogos inclusivos; Projeto de Produto; Tecnologia Assistiva; Prototipagem Rápida,
Palavras-chave: Inclusive Games, Product Design; Assistive Technology; Rapid Prototyping,
DOI: 10.5151/ergodesign2023-32
Referências bibliográficas
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Como citar:
Leite, Maysa Sene; Xavier, ; , Aryadne Bonacorsi; Fernandes, Nathan Martins; Buzati, Ana Carolina; Santos, João Victor Gomes dos; , ; "Desenvolvimento de projeto de cubo mágico para pessoas com deficiência visual por meio de prototipagem rápida", p. 510-521 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2023-32
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