Maio 2022 vol. 10 num. 2 - 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
Desenvolvimento de projeto de uma cadeira infantil aplicando a metodologia Montessori
Desenvolvimento de projeto de uma cadeira infantil aplicando a metodologia Montessori
VISENTINI, Luana ; BRONDANI, Sergio Antonio ;
Artigo:
São nos primeiros anos de vida que iniciamos nossa conexão com o aprendizado e as novas descobertas. Neste sentido e pensando na adaptação da criança com o seu mobiliário, foi então desenvolvida esta pesquisa que tem como principal objetivo desenvolver o projeto de uma cadeira que venha facilitar na interação de uso e possa auxiliar no desenvolvimento motor psíquico infantil. O método Montessori foi utilizado como referência no desenvolvimento do produto. Este método teve originalmente seus estudos concentrados no mobiliário de ambientes escolares e que atualmente é disseminado na construção de móveis infantis para diferentes ambientes. A metodologia de pesquisa foi baseada em Baxter e Löbach, tendo nas análises de uso e da tarefa, o meio para promover novos conceitos e a construção de novas soluções. Atendendo ao objetivo da pesquisa, foi então desenvolvido o projeto e materializado o produto do mobiliário infantil, observando os aspectos estéticos, ergonômicos e emocionais, focando nas fases do crescimento e bem-estar da criança. Além disso, é esperado também que essa pesquisa motive outros profissionais a atuar mais em pesquisas com esta temática.
Artigo:
São nos primeiros anos de vida que iniciamos nossa conexão com o aprendizado e as novas descobertas. Neste sentido e pensando na adaptação da criança com o seu mobiliário, foi então desenvolvida esta pesquisa que tem como principal objetivo desenvolver o projeto de uma cadeira que venha facilitar na interação de uso e possa auxiliar no desenvolvimento motor psíquico infantil. O método Montessori foi utilizado como referência no desenvolvimento do produto. Este método teve originalmente seus estudos concentrados no mobiliário de ambientes escolares e que atualmente é disseminado na construção de móveis infantis para diferentes ambientes. A metodologia de pesquisa foi baseada em Baxter e Löbach, tendo nas análises de uso e da tarefa, o meio para promover novos conceitos e a construção de novas soluções. Atendendo ao objetivo da pesquisa, foi então desenvolvido o projeto e materializado o produto do mobiliário infantil, observando os aspectos estéticos, ergonômicos e emocionais, focando nas fases do crescimento e bem-estar da criança. Além disso, é esperado também que essa pesquisa motive outros profissionais a atuar mais em pesquisas com esta temática.
Palavras-chave: Educação Infantil; Mobiliário Infantil; Montessori; Projeto de Mobiliário,
Palavras-chave: Educação Infantil; Mobiliário Infantil; Montessori; Projeto de Mobiliário,
DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-33
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
VISENTINI, Luana; BRONDANI, Sergio Antonio; "Desenvolvimento de projeto de uma cadeira infantil aplicando a metodologia Montessori", p. 504-522 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-33
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações