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Desenvolvimento de Trem de Força para Motocicleta Elétrica

Electric Motorcycle Powertrain Development

PIMENTEL, CÁSSIO ; TAKAHIRA, RICARDO ;

Artigo:

Nos dias atuais, o veículo elétrico vem sendo apontado como fator importante na redução dos níveis de emissão de gases de efeito estufa, causado pelos setor de transportes, e sua aceitação pelo público vem crescendo, conforme as tecnologias de armazenamento e eficiência energética evoluem. Neste trabalho objetiva-se desenvolver as especificações técnicas básicas de um motor elétrico e bancos de bateria para utilização em uma motocicleta elétrica de médio porte. Entende-se que nos dias atuais, motocicletas elétricas de baixa performance vêm em crescente aceitação pelo público, por sua vez equipamentos com média/alta performance tem potencial a ser um nicho de mercado, em países desenvolvidos. Como base principal para desenvolver o sistema de trem de força, serão utilizadas metodologias clássicas de dinâmica veicular, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos por Barreto e Murphy, mas entende-se como necessário um estudo mais aprofundado da força de resistência ao rolamento, específica desta aplicação. Alguns parâmetros serão estimados com base em motocicletas já existentes no mercado externo e deverão ser validados para usos específicos. Durante o desenvolvimento deste projeto foram utilizados softwares de CAD (computer aided design) para a definição de alguns parâmetros.Uma presença significativa dos motores de combustão interna é prevista para veículos leves nas próximas décadas por causa dos biocombustíveis ou combustíveis sintéticos. Além da performance operacional, é também importante focar na melhoria do motor em termos de pegada de manufatura. Nos últimos anos, o foco de redução de peso proporcionou o movimento para os blocos de Alumínio. No entanto, esse material requer níveis significativos de energia para ser produzido. Esse artigo apresenta o desenvolvimento de um bloco feito em ferro fundido com peso similar ao de Alumínio.A redução de peso em ferro fundido é habilitada por diferentes inovações: material de maior resistência mecânica, novas técnicas de fundição (machos em manufatura aditiva e melhoria na velocidade de resfriamento), e capa em plástico para cobrir áreas sem tensão. Um demonstrador real é apresentado com base em um motor 1.2L de série.Uma análise dedicada em emissões de CO2 é apresentada da literatura e avaliações reais para ilustrar a redução significativa do ferro fundido em comparação ao Alumínio incluindo cenário de reciclagem com eventos infinitos. Essa referência indica benefícios além de 50% de redução nas emissões de CO2 durante a manufatura dos blocos de ferro fundido comparado com o Alumínio.

Artigo:

Nowadays, the electric vehicles are being pointed as an important factor in the reduction of the greenhouse gases emissions caused by the transportation sector, and the xEVA significant presence of combustion engines is forecasted to passenger vehicles in the next decades due to the use of bio or synthetic fuels. Besides operational

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP07

Referências bibliográficas
  • [1] BARRETO, G. Veículo elétrico a bateria: contribuições a análise de seu desempenho e seu projeto. 1986. 369f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - UNICAMP, Campinas, 1986. 2. MURPHY, G. J. Considerations in the design of drive systems for on-the-road electric vehicles. Proceedings of the IEEE, v. 60, n. 12, May 1972.
Como citar:

PIMENTEL, CÁSSIO; TAKAHIRA, RICARDO; "Desenvolvimento de Trem de Força para Motocicleta Elétrica", p. 32-41 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP07

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