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Desenvolvimento de um carregador bidirecional para veículos eletrificados - microgeração distribuída

Development of a bidirectional charger for electrified vehicles - distributed microgeneration

AARÃO, Ariston Vinícius Pimentel ; GODOI, Luis Fernando Barreto de ; PELLICIARI, Bernardo ; COELHO, Eugenio ; BIGLIARDI, Vincent ; WEISSINGER, Frederico Falcão ; ORLOF, Wagner de Camargo ;

Trabalho completo:

O mercado de veículos elétricos (VE) é atualmente um segmento de transporte em rápido crescimento, enquanto o mundo caminha para alternativas de combustíveis mais limpos em busca da redução de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo em que a utilização dos VEs aumenta, a demanda de energia da rede elétrica atual também cresce. Tal cenário trouxe à tona a ideia de usar VEs como fontes de energia para evitar investimentos adicionais no sistema de rede atual. Armazenar quantidades significativas de energia em VEs seria uma maneira confiável e a tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid) pode ser uma das maneiras mais rápidas e seguras de atender à crescente demanda de energia. Este trabalho apresenta o projeto de um carregador bidirecional (4,4kW) desenvolvido pela AVL South America, que foi validado usando um veículo elétrico a bateria. É possível coordenar a direção do fluxo de energia entre o momento em que o veículo irá carregar sua bateria através de G2V (Grid-to-Vehicle) e entregar uma corrente de suporte à rede (V2G). Isso insere os VEs na microgeração distribuída, uma vez que o veículo conectado à rede pode fornecer energia durante picos críticos de demanda ou escassez de energia na região, além de um suporte auxiliar de estabilidade da rede.

Trabalho completo:

The electric vehicle (EV) market is currently a transportation segment under fast growth, while the world is moving towards cleaner fuels alternatives looking for greenhouse gases reduction. At the same time EVs utilization increase, the electric energy demand from the current power grid also grows. Such scenario has brought the idea of using EVs as power sources to the spotlight to avoid additional investments on the current grid system. Storing significant amounts of energy in EVs would be a reliable way and the V2G (Vehicle-to-Grid) technology can be one of the fastest and safest ways to meet the growing energy demand. This work presents the project of a bidirectional charger (4,4kW) developed by AVL South America, which has been validated using a battery electric vehicle. It is possible to coordinate the energy flux direction between the moment that the vehicle will charge its battery through G2V (Grid-to-Vehicle) and deliver a support current to the grid (V2G). This inserts the EVs on the distributed microgeneration, since the vehicle connected to the grid can supply energy during critical demand peaks or energy shortage in the region, as well as an auxiliary grid stability support.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP68

Referências bibliográficas
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Como citar:

AARÃO, Ariston Vinícius Pimentel; GODOI, Luis Fernando Barreto de; PELLICIARI, Bernardo; COELHO, Eugenio; BIGLIARDI, Vincent; WEISSINGER, Frederico Falcão; ORLOF, Wagner de Camargo; "Desenvolvimento de um carregador bidirecional para veículos eletrificados - microgeração distribuída", p. 393-397 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP68

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