Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento de uma matéria-prima que combina alta resistência à tração e alto alongamento para reduzir o peso na manga de eixo da suspensão dianteira

Development of a raw material combining high tensile strength and high elongation to reduce weight in the front suspension knuckle

SAMESHIMA, R. A. ; ROMANENGHI, T. P. ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Visando a redução de peso no veículo, foi desenvolvida uma liga de ferro fundido nodular aplicada na manga de eixo da suspensão, combinando alta resistência e alto alongamento. Essas propriedades possibilitaram reduzir as dimensões da peça e, consequentemente, seu peso. Esta liga de ferro fundido nodular tem o diferencial de possuir alta resistência, alto alongamento e alta resistência ao impacto, resultando em uma liga de alta tenacidade, sem a necessidade de posterior processo de tratamento térmico, o que diminuiria a competitividade de custo da peça local. Este projeto foi um desafio, pois foi um desenvolvimento pioneiro no Brasil e, como premissa, os resultados das propriedades mecânicas alcançadas com material local deveriam ter o mesmo nível do material de produção em massa que foi desenvolvido anteriormente para atender outros mercados globais. A validação final do material também incluiu ensaios no limite da especificação de composição química. Para tanto, vários testes experimentais foram planejados pela engenharia local, variando os principais elementos da liga e testando diferentes inoculantes. Usando um método de desenvolvimento lógico e simplificado, a engenharia local estabeleceu uma composição química otimizada que resultou em uma liga FCD 550 de alta tenacidade.

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Aiming the weight reduction of vehicle, a nodular cast iron alloy applied for front suspension knuckle was developed, combining high strength and high elongation. These properties made possible to reduce the part dimensions and consequently its weight. This nodular cast iron alloy has the differential of having high strength, high elongation and high impact resistance, resulting in a high tenacity alloy, without the need for subsequent heat treatment process, which would decrease cost competitiveness of local part. This project was a challenge since it was a pioneer development in Brazil and, as a premise, the mechanical properties results achieved with local material must have the same level as the mass production material that was previously developed to attend other global markets. The final material validation also included tests in the limit of chemical composition specification. Therefore, several experimental tests were planned by local engineering, varying the main alloy elements and testing different inoculants. Using a logical and simplified development method, local engineering has stablished an optimized chemical composition that resulted in a high tenacity FCD 550 alloy.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2024-PAP71

Referências bibliográficas
  • [1] " Chiaverini, Vicente. Aços e Ferros Fundidos – ABM,
  • [2] 7ª edição (1996).
  • [3] [2] W. Arshad et al 2018 J. Phys.: Conf. Ser. 1082 012059.
  • [4] The Effect of Increasing Silicon on Mechanical
  • [5] Properties of Ductile Iron
  • [6] [3] Iulian Riposan, Denisa Anca, Iuliana Stan, Mihai
  • [7] Chisamera, and Stelian Stan. Graphite Nodularity
  • [8] Evaluation in High-Si Ductile Cast Irons. Received 2022
  • [9] Oct 3; Accepted 2022 Oct 25
  • [10] [4] B. C. M. Ribeiro, F. M. Rocha, B. M. Andrade, W.
  • [11] Lopes, E. C. S. Corrêa. Influence of Different
  • [12] Concentrations of Silicon, Copper and Tin in the
  • [13] Microstructure and in the Mechanical Properties of
  • [14] Compacted Graphite Iron. Received 2019 Dez 16;
  • [15] Accepted 2020 Apr 02;
  • [16] [5] Junior, Amélio Francisco Pinto, Rocha, José Roberto
  • [17] da, Front knuckle local parts test report. SADA. 2019"
Como citar:

SAMESHIMA, R. A.; ROMANENGHI, T. P.; "Desenvolvimento de uma matéria-prima que combina alta resistência à tração e alto alongamento para reduzir o peso na manga de eixo da suspensão dianteira", p. 371-375 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP71

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações