Agosto 2018 vol. 5 num. 1 - IX Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Desenvolvimento e resultados de uma atividade de confecção do sistema solar em escala real de distâncias e tamanhos em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Espírito Santo

Silva, T. P. ; Bisch, S. M. ;

Artigo:

Na aplicação de uma sequência didática denominada “Nossa Posição no Universo” com 40 alunos de uma escola da rede pública estadual do Espírito Santo, foi verificada, mediante a análise dos dados do questionário inicial, a total falta de dimensionamento do Sistema Solar. A aplicação dessa sequência didática fez parte de uma disciplina eletiva, denominada O Céu, nossa janela para o Universo, que tem como objetivo principal o ensino de Astronomia e incluiu a construção de um modelo do Sistema Solar em escala real de tamanhos e distâncias utilizando material de baixo custo e realizada no pátio da escola. Inicialmente os alunos confeccionavam seus sistemas solares, em grupos de no máximo 5 estudantes, utilizando seus conhecimentos prévios. Após a execução desse primeiro momento um debate foi realizado. As dimensões reais de tamanho e distâncias foram apresentadas. Observou-se que os alunos tinham certa noção de tamanho, mas não sabiam compará-los. Na segunda etapa da atividade, tomando o Sol como uma esfera de isopor de 20 cm, retornamos ao pátio e construímos o Sistema Solar em escala real de tamanhos e distâncias. Ao comparar o sistema real (montado em escala real) com os sistemas de conhecimentos prévios, os alunos puderam observar as quão equivocadas estavam as suas concepções iniciais. O próximo passo foi um debate da atividade e uma apresentação a comunidade 
escolar.

Artigo:

Palavras-chave: Sistema Solar, Ensino de Astronomia, Instrumentação de Ensino.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ecfa2018-03

Referências bibliográficas
  • [1] BISCH, Sérgio Mascarello. Astronomia no Ensino Fundamental: Natureza e Conteúdo do Conhecimento de Estudantes e Professores. São Paulo: USP, 1998, 301p. Tese de Doutorado, Programa de Pós- Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998. Disponível em: . [2] LEITE, Cristina. Os professores de Ciência e suas formas de pensar a Astronomia. São Paulo: USP, 2002, 160p. Dissertação de Mestrado, Instituto de Física, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2002. [3] SILVA, T. P. Nossa Posição no Universo: uma proposta de sequência didática para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio. Vitória: UFES, 2015, 160p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Centro de Ciência Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em http://www.btdea.ufscar.br/arquivos/td/2015_SILVA_D_ UFES.pdf. Artigos [4] LANGHI, Rodolfo. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Volume 28, nº 2. 201 [5] LANGHI, Rodolfo. Ideias de Senso Comum em Astronomia. Observatórios Virtuais-Ideias de Senso Comum. 2004. Livros [6] MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999. 201 p. [7] MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora da UnB. 1999. 129 p.
Como citar:

Silva, T. P.; Bisch, S. M.; "Desenvolvimento e resultados de uma atividade de confecção do sistema solar em escala real de distâncias e tamanhos em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Espírito Santo", p. 12-17 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2018-03

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações