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Design além do acadêmico: a inclusão do conhecimento vernacular e das

Design beyond the academic: the inclusion of the vernacular knowledge and the

Netto, Otto Guerra ; Carvalho, Mariana Moreira ; Martinez, Amalia Kusiak ; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de ;

CIDI:

O presente estudo aborda a relação entre o Design acadêmico e o Design vernacular, também conhecido como gambiarra. O primeiro é entendido como o design ensinado em instituições de ensino superior, que inclui ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, o Design vernacular se baseia no conhecimento cultural adquirido pela população em suas vivências cotidianas para criar soluções de design. Neste trabalho, é proposta uma abordagem integrada para identificar as principais convergências entre os dois termos, apesar de serem geralmente considerados opostos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a fim de identificar conexões entre essas duas formas de Design. O estudo concluiu que o Design acadêmico e o Design vernacular estão correlacionados, especialmente na área de inovação social para resolução de problemas comuns do dia a dia. Para tal, é importante considerar a complementaridade das duas abordagens do Design para promover soluções mais eficazes e abrangentes para os desafios enfrentados pela sociedade.

CIDI:

This study addresses the relationship between academic design and vernacular design, also known as gambiarra. The first is understood as the design taught in higher education institutions, which includes teaching, research and extension. On the other hand, vernacular design is based on the cultural knowledge acquired by the population in their daily experiences to create design solutions. In this work, a integrated approach is proposed to identify the main convergences between the two terms, although they are generally considered opposites. The methodology used was the bibliographical research, in order to identify connections between these two forms of Design. The study concluded that academic design and vernacular design are correlated, especially in the area of social innovation to solve common everyday problems. For this, it is important to consider the complementarity of the two approaches of Design to promote more effective and comprehensive solutions to the challenges faced by society.

Palavras-chave: design vernacular, design acadêmico, gambiarra, abordagem sistêmica,

Palavras-chave: vernacular design, academic design, gambiarra, systemic approach,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-80_647950

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Como citar:

Netto, Otto Guerra; Carvalho, Mariana Moreira; Martinez, Amalia Kusiak; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; "Design além do acadêmico: a inclusão do conhecimento vernacular e das ", p. 1213-1225 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-80_647950

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