Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
DESIGN & DIFERENCIAL SEMÂNTICO: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO VISUAL DE GRUPOS ACADÊMICOS DISTINTOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS
Holdschip, Rodrigo ; Marar, Joao Fernando ; Mira, Fabrício José Aguiar de ;
Artigo:
O presente estudo investigou a influência da formação acadêmica sobre a percepção visual de usuários. Os dados utilizados neste estudo foram provenientes da aplicação da técnica do diferencial semântico utilizada para quantificar as respostas subjetivas dos participantes. 40 estudantes de graduação (20 alunos de design e 20 alunos de outras áreas) foram instruídos a avaliar 7 cadeiras e 3 poltronas. Análises por componentes principais foram realizadas a fim de reduzir a quantidade de informação inicial obtida e facilitar sua interpretação. Três fatores semânticos foram identificados: aparência, conforto e estilo. Os resultados também sugerem que a percepção dos usuários foi influenciada pela formação acadêmica.
Artigo:
This study investigated the influence of academic training on visual perception of users. The data used in this study was derived from the application of the technique of semantic differential used to quantify the subjectives responses of the participants. 40 undergraduate students (20 students of design and 20 students from other areas) were instructed to evaluate 7 chairs and 3 armchairs. Principal components analyzes were performed in order to reduce the amount of initial information obtained and facilitate their interpretation. Three semantic factors were identified: appearance, comfort and style. The results also suggest that the perception of users were influenced by academic training.
Palavras-chave: design, usuário, produto, percepção, diferencial semântico., design, user, product, perception, semantic differential.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-01215
Referências bibliográficas
- [1] BOUROCHE, J. M.; SAPORTA, G. Análise de dados. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
- [2] BONAPACE, L. Linking Product Properties to Pleasure: the sensorial quality assesment method - SEQUAM. In: GREEN, W. S.; JORDAN, P. W. Pleasure with products: beyond usability. London: Taylor Andamp; Francis, 200
- [3] DEMIR, E. The Field of Design and Emotions: Concepts, Arguments, Tools, And Current Issues. Metu Journal of The Faculty of Arquitecture, Marmaris, v. 25, n. 1, p. 135-152, 2008.
- [4] DESMET, P. M. A. Measuring Emotions: development and application of an instrument to measure emotional responses to products. In: BLYTHE, M. A.; OVERBEEKE, K.;
- [5] MONK, A. F. (Eds). Funology: from usability to Enjoyment. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 200 Cap. 9, p. 111-123.
- [6] FIELL, P. 1000 Chairs. São Paulo: Taschen do Brasil, 2005.
- [7] HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Tradução de Adonai Schlup Sant''Anna. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. ISBN 978-85-7780-534-1.
- [8] JOHNSON, R. A.; WICHERN, D.W. Applied multivariate statistical analysis. 6. ed. New Jersey: Pearson Prentice-Hall, 2007.
- [9] KRIPPENDORFF, K. On the essential contexts of artifacts or on the proposition that ''design is making sense (of things)''. In: MARGOLIN, V.; BUCHANAN, R. The Idea of Design. 2ª. ed. Cambridge: MIT Press, 1995. p. 156-184.
- [10] MCDONAGH, D.; BRUSEBERG, A.; HASLAM, C. Visual product evaluation: exploring users’ emotional relationships with products. Applied Ergonomics, v. 33, n. 3, p. 231- 240, Maio 2002. ISSN ISSN 0003-6870.
- [11] OSGOOD, C. E. The Measurement of meaning. Illinois: University of Illinois Press, 1957.
- [12] RENCHER, A. C. Methods of multivariate analysis. 2. ed. New York: John Wiley and Sons, 2002.
Como citar:
Holdschip, Rodrigo; Marar, Joao Fernando; Mira, Fabrício José Aguiar de; "DESIGN & DIFERENCIAL SEMÂNTICO: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO VISUAL DE GRUPOS ACADÊMICOS DISTINTOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS", p. 1024-1031 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-01215
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações