Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design, antropologia e etnografia: pesquisa bibliográfica sobre a compreensão dos conceitos do Design Antropológico e Design Etnográfico no contexto brasileiro

Design, Anthropology and Ethnography: a bibliographic research about the comprehension of the concepts of Design Anthropology and Design Ethnography in the Brazilian scenario

Caminha, Camille Nascimento Santiago ; Souza, Angélica Porto Cavalcanti de ; Gomes, Alex Sandro ; Borges, Renata Zilse Pereira ;

Artigo:

Ao longo dos anos, o Design evoluiu em sua visão de prioridades, passando da intenção industrial para o “antropocentrismo projetual”. Recentemente, a aproximação do Design com a Antropologia emerge como uma corrente com grande potencial. A metodologia Design Antropológico posiciona o usuário como elemento central e como participante ativo do processo de design. Compreendendo o potencial de aplicação dessa metodologia situada no Brasil, percebe-se a necessidade de entender os conceitos dos Design Antropológico e Design Etnográfico que ainda são nebulosos, prejudicando diretamente sua aplicação. Dessa forma, através de uma pesquisa na literatura internacional e nacional, este artigo possui o objetivo de embasar essas conceituações, além de compreender como os artigos acadêmicos brasileiros interpretam e utilizam essa abordagem.

Artigo:

Along the years, Design has changed in its vision of priorities, moving from the industrial intention to the “projectual anthropocentrism”. Thus, the approximation between Design and Anthropology comes as a strong field, showing high potentials to application, that takes the user not just as a central and important element, but also as an active participant in the whole design process: the Design Anthropology methodology. Understanding the potential of applying this new situated methodology, in Brazil, the comprehension of the concepts and the distinction between Design Anthropology and Design Ethnography are nebulous, impairing directly its application. So, through a research in the national and international literature, this research aims to underpin these concepts, and also understand how the Brazilian academic articles interpret and use this approach.

Palavras-chave: Design Antropológico, Design Etnográfico, conceitos,

Palavras-chave: Design Anthropology, Design Ethnography, concepts,

DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_30

Referências bibliográficas
  • [1] Agar, M. (2014). An outsider’s ethnographic thoughts about design. Arts and Humanities in Higher Education, 0(0), 1–8. https://doi.org/10.1177/1474022214531478 Alves, C. M., Prado, G., Lopes, P. G., & Gomez, L. S. R. (2017). Poéticas na arte , no design e na antropologia : uma análise de dois projetos artístico-fotográficos Poetics in art , design and anthropology : an analysis of two artistic- photographic projects. Revista de Literatura, Linguística E Artes, v. 13, , 180–200. Anastassakis, Z. (2014). Design e Antropologia: considerações teóricas e experimentações práticas em diálogo com a perspectiva do antropólogo Tim Ingold. Blücher Design Proceedings. Anastassakis, Z. (2013). Laboratório de Design e Antropologia : preâmbulos teóricos e práticos. Arcos Design, 7(1), 178–193. Blomberg, J., Giacomi, J., Mosher, A., & Swenton-Wall, P. (1993). Ethnographic Field Methods and Their Relation to Design. In Participatory Design: Principles and Practices (pp. 123–155). Hillsdale, NJ, USA: L. Erlbaum Associates Inc. Hillsdale. https://doi.org/10.1007/BF01305846 Burdek, B. E. (2006). História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Editora Edgard Blücher. Canônica, R., Peixe, R. I. P., Santos, A. S., & Kohls, C. (2014). Relações entre o Design Participativo e princípios pedagógicos Freireanos. In P&D Design (Vol. 1, pp. 1–12). Gramado- Rio Grande do Sul. Cardoso, R. (2011). Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify. Crabtree, A., Rouncefield, M., & Tolmie, P. (2012). Doing Design Ethnography. In Human–Computer Interaction Series (p. VIII, 208). London: Springer-Verlag London. https://doi.org/10.1007/978-1-4471-2726-0 Giaccardi, E., Cila, N., Speed, C., & Caldwell, M. (2016). Thing Ethnography. Proceedings of the 2016 ACM Conference on Designing Interactive Systems - DIS ’16, 377–387. Giacomin, J. (2012) What is Human Centred Design?. In: X Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA,, p.148-16 Gunn, Wendy; Otto, Ton; and Smith, R. C. (2013). Design Anthropology: Theory and Practice. Bloomsbury. Krippendorff, K; Butter, R.. (2007) Semantics: Meanings and Contexts of Artifacts. In SCHIFFERSTEIN, H.N.J.; HEKKERT, P. (Eds.). Product experience. New York: Elsevier.p.353-376. Kripperndorff, K.(2000).Propositions of Human-centeredness: A Philosophy for Design. In: Durling, D.; Friedman, K. (Eds.). Doctoral Education in Design: Foundations for the Future. Staffordshire (UK): Staffordshire University Press. p.55-63. Lucca, A. de S. (2016). A etnografia rápida no metaprojeto de design para o território. E-Revista LOGO, v.5, n.1, 23–36. Massami Watanabe, W., & Fortes, R. P. de M. (2012). Revisão Sistemática sobre princípios de design de aplicações web acessíveis para analfabetos funcionais. Anais Do Seminário Integrado de Software E Hardware (SEMISH), 403–417. Meyer, G., & Damazio, V. (2012). Notas de uma etnografia do Design. Strategic Design Research Journal, 5(3), 120–128. https://doi.org/10.4013/sdrj.2012.53.04 Mota, C., & Sirito, M. (2016). Design em movimento: repensando o design através do encontro com as ciências sociais. Blücher Design Proceedings, 9(num. 2). Retrieved from proceedings.blucher.com.br Nery, C. G., Magalhães, L. A. C., Câmara, J. J. D., & Lana, S. L. B. (2015). Os livros digitais de fotografia da coleção festejo maior: nexos possíveis entre design, etnografia e antropologia visual. Blücher Design Proceedings. Perpétuo, N. C. F., & Noronha, R. G. (2016). Estar lá, mas também do outro lado da tela: limites e possibilidades da etnografia em ambientes virtuais e a percepção de blogueiras de moda sobre design, produtos e sustentabilidade. Blücher Design Proceedings. Pink, S., Mackley, K. L., Mitchell, V., Hanratty, M., Escobar-Tello, C., Bhamra, T., & Morosanu, R. (2008). Applying the lens of sensory ethnography to sustainable HCI. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, 20(4), 1–18. https://doi.org/10.1145/2494261 Pink, S. (2014). Digital–visual–sensory-design anthropology: Ethnography, imagination and intervention. Arts and Humanities in Higher Education, 13(4), 412–427. https://doi.org/10.1177/1474022214542353 Rode, J. a. (2011). Reflexivity in Digital Anthropology. Chi 2011, 1–10. https://doi.org/10.1145/1978942.1978961 Santa Rosa, J. G., Gurgel, A., & Passos, M. (2012). Técnicas Baseadas em Etnografia e Prototipagem no Design de interface de Aplicativo Mobile para Gerenciamento Acadêmico. InfoDesign, 9(2), 88–99. Retrieved from http://www.infodesign.org.br/revista/index.php/infodesign/article/viewFile/123/94 Segelstrom, F., & Holmlid, S. (2015). Ethnography by design: On goals and mediating artefacts. Arts and Humanities in Higher Education, 14(2), 134–149. https://doi.org/10.1177/1474022214560159 Tarachucky,L. , & Gomez, L. S. R. (2013). Pesquisa etnográfica aplicada a processos de inovação – Estado da arte e perspectivas. Colóquio Internacional de Design, (Edição 2013), 2–8. Tavares, P., Agner, L., & Ferreira, S. (2010). Observações Etnográficas na Avaliação da Usabilidade de Dispositivos Móveis de Coleta de Dados Estatísticos. Interaction South America, (April 2016). Retrieved from http://www.agner.com.br/download/artigos/Artigo - Congresso Interaction SA 2010.pdf Toé, R. D. A. D., Belo, J. A., & Tosta, H. (2011). A pesquisa etnográfica como estratégia para inovação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, 4(1), 68–8 Retrieved from http://revista.ctai.senai.br/index.php/edicao01/article/view/176
Como citar:

Caminha, Camille Nascimento Santiago; Souza, Angélica Porto Cavalcanti de; Gomes, Alex Sandro; Borges, Renata Zilse Pereira; "Design, antropologia e etnografia: pesquisa bibliográfica sobre a compreensão dos conceitos do Design Antropológico e Design Etnográfico no contexto brasileiro", p. 6127-6143 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.3_ACO_30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações