Novembro 2017 vol. 3 num. 12 - 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto
Poster - Open Access.
DESIGN BIÔNICO E MANUFATURA ADITIVA: O QUE PODEMOS APRENDER COM O MODELO DE NEGÓCIO DO PROJETO DA AERONAVE BIÔNICA?
Luckmann, Renata Garcia ; Maihöfer, Sven ; Gaspar, Ricardo ; Krus, Petter ; Pereira, Luciana ;
Poster:
Avanços constantes da tecnologia em direção ao fortalecimento da manufatura digital obrigam empresas a buscarem novos meios para se manterem eficientes e competitivas. Nesse contexto, não apenas há o surgimento de novas tecnologias, mas também novas formas de combiná-las e criar novas propostas de geração de valor em suas cadeias produtivas e, consequentemente, impactar os modelos de negócio utilizados pelas empresas que usufruem dessas combinações. Assim, este artigo visa analisar como a aplicação da Manufatura Aditiva e do design biônico leve pode ser uma oportunidade de negócio, dada sua capacidade de impactar a forma como acontece a geração de valor em uma cadeia produtiva. Para tanto, foi estudado o Projeto da Aeronave Biônica, utilizando como ferramenta metodológica o Modelo de Negócios Canvas, buscando avaliar a proposição de valor trazido pela combinação dessas duas tecnologias. Os resultados mostraram que o esforço colaborativo entre diferentes empresas, quando bem estruturado, resulta na geração de maior valor agregado. Por fim, identificou-se o desafio de buscar novos materiais que sejam, ao mesmo tempo, funcionalmente adequados e ambientalmente não agressivos durante seus processos produtivo e de decomposição. Contudo, a análise de sustentabilidade do Projeto e seu impacto social ainda precisam ser estudados em trabalhos futuros.
Poster:
Palavras-chave: Design biônico, Manufatura aditiva, novos modelos de negócios, indústria aeronáutica, Projeto Aeronave Biônica,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2017-026
Referências bibliográficas
- [1] BionicAircraft - H2020 Project. European Comission, 2017. Disponível em: http://www.bionic-aircraft.eu/
- [2] COHEN, D.; SARGEANT, M.; SOMERS, K. 3-D printing takes shape. McKinsey, 2014.
- [3] COTTELEER, M.; HOLDOWSKY, J.; MAHTO, M.; COYKENDALL, J. 3D opportunity for aerospace and defense: Additive manufacturing takes flight. Deloitte University Press, 2014.
- [4] DENZIN, N. K. Triangulation 2.0. Journal of Mixed Methods Research, v6, n.2, p.80-88, 2012.
- [5] EMAMI, J.; TASHAKORI, M.; TASHAKORINIA, Z. Bionic design in Industrial Design Education at university of Tehran. International Conference on Engineering and Product Design Education. 04 & 05 september 2008. Espanha.
- [6] FORD, S. L. N. Additive Manufacturing Technology: Potential Implications for U.S. Manufacturing Competitiveness. Journal of International Commerce and Economics, 2014.
- [7] GIBSON, I.; ROSEN, D. W.; STUCKER, B. Additive Manufacturing Technologies: Rapid Prototyping to Direct Digital Manufacturing. 2nd ed. New York: Springer, 2010.
- [8] OECD. Enabling the next production revolution: The future of Manufacturing and Services - Interim Report. Paris, 2016.
- [9] OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; BERNARDA, G.; SMITH, A. Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. Wiley, 2014.
- [10] U.S. DEPARTMENT OF ENERGY. Additive Manufacturing. Quadrennial Technology Review – QTR, 2015.
- [11] WAHL, D. C. Design and Nature III: Comparing Design in Nature with Science and Engineering. v87, p.289-298. Wessex Institute of Technology, United Kingdom, 2006.
Como citar:
Luckmann, Renata Garcia; Maihöfer, Sven; Gaspar, Ricardo; Krus, Petter; Pereira, Luciana; "DESIGN BIÔNICO E MANUFATURA ADITIVA: O QUE PODEMOS APRENDER COM O MODELO DE NEGÓCIO DO PROJETO DA AERONAVE BIÔNICA?", p. 252-261 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cbgdp2017-026
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações