ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESIGN BIOFÍLICO NA HUMANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DA BRINQUEDOTECA DA ESCOLA CEVS EM GURINHÉM-PB

DESIGN BIOFÍLICO NA HUMANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DA BRINQUEDOTECA DA ESCOLA CEVS EM GURINHÉM-PB

SILVEIRA, Juliana Kelle ; BRITO, Ana Laura Rosas ;

ARTIGO COMPLETO:

Este manuscrito apresenta a aplicação dos princípios do design biofílico em um projeto de design de interiores de uma brinquedoteca infantil. Creditando esse espaço como essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças, e caracterizado pela ludicidade em atividades educacionais e interacionais. Os aportes teóricos englobam os temas biofilia, brinquedoteca e infância e o método de pesquisa compreende, entre outras questões, briefing com os usuários, definição de necessidades, pré-dimensionamento, criação de um conceito e desenvolvimento do projeto. A proposta evidenciou a viabilidade de criar um lugar humanizado e estimulante para a primeira infância e embasado na biofilia.

ARTIGO COMPLETO:

This manuscript presents the application of biophilic design principles in an interior design project for a children's playroom. Crediting this space as essential for the cognitive, emotional and motor development of children, and characterized by playfulness in educational and interactional activities. The theoretical contributions encompass the themes of biophilia, toy library and childhood and the research method comprises, among other issues, briefing users, defining needs, pre-sizing, creating a concept and developing the project. The proposal highlighted the feasibility of creating a humanized and stimulating place for early childhood and based on biophilia.

Palavras-chave: design biofílico; brinquedoteca escolar; infância,

Palavras-chave: biophilic design; school playroom; infancy,

DOI: 10.5151/eneac2024-831636

Referências bibliográficas
  • [1] "Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15-Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf. Acesso em: 08 jun. 2024.
  • [2] ALMEIDA, B. C. de .; SILVA, C. M. da C. .; SILVA, J. S. .; SANTOS, R. S. .; FRANCO, R. C. de F. A..; JACOBES, S. F. S. A importância da brinquedoteca na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. I.], p. 7-42, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1824. Acesso em: 18 fev. 2024
  • [3] BOLTEN, B.; BARBIERO, G.. Biophilic Design: How to enhance physical and psychological health and wellbeing in our built environments, 2020.
  • [4] BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Norma Regulamentadora Nº 17 - Ergonomia. Portaria MTP n.º 219, de 20 de dezembro de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-17-atualizada-2022.pdf. Acesso em: 08 jun. 202
  • [5] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. 45 p.: il.
  • [6] DETANICO, F. B.; SCHWAB, F. A.; PIZZATO, G. Z. A.; TEIXEIRA, F. G.; JACQUES, J. J.; OLIVEIRA, B. F. de. Emoções positivas no uso do espaço construído de um campus universitário associadas aos atributos do design biofílico. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 19, n. 4, p. 37-53, 2019. DOI: 10.1590/s1678-86212019000400342. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/JtQ36gbNBM7zHMwQwY79V4S/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2024.
  • [7] FIGUEIREDO, Daniel de Oliveira. O design biofílico e o estresse em trabalhadores de ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. 2022. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Higiene Ocupacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, 2022.
  • [8] FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Manual descritivo para aquisição de mobiliário: implantação da escola de ensino infantil. Brasília: FNDE, 2012.
  • [9] KELLERT, S. R.; CALABRESE, E. F. The Practice of Biophilic Design. 2015. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/321959928_The_Practice_of_Biophilic_Design. Acesso em: 06 mar. 2024.
  • [10] RAMBO, G. C.; VON BORSTEL ROESLER, M. R.. Primeira infância e natureza : investigação da percepção ambiental no contexto escolar. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 513–540, 2021. DOI: 14295/ambeduc.v26i1.11593. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/11593. Acesso em: 14 fev. 2024.
  • [11] ROBERTO, M. A. R. ; SANTIAGO, G. S. ; FERREIRA, G. G. . A leitura na Educação Infantil: uma prática plural. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 40, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/a-leitura-na-educacao-infantil-uma-pratica-plural. Acesso em: 15 mar. 2024.
  • [12] SANOFF, Henry. Design Games. Ed. Willia, Kaufmann. Inc., USA, 1979.
  • [13] SANOFF, Henry. Visual Research Methods in Design. Ed. John Wiley & Sons Inc.,
  • [14] USA, 1991.
  • [15] SANTOS, J. F. R. dos; TRAPANO, P. D.; SOUZA, W. do C.. A influência do Design Biofílico em escolas da América Latina. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S.I.], v. 4, n. 14, p. 68-82, 2023. DOI:10.17271/rlass.v4i14.4490. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/4490. Acesso em: 18 fev. 2024.
  • [16] UNICEF. Desenvolvimento infantil. 2018. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil. Acesso em: 15 fev. 2024."
Como citar:

SILVEIRA, Juliana Kelle; BRITO, Ana Laura Rosas; "DESIGN BIOFÍLICO NA HUMANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DA BRINQUEDOTECA DA ESCOLA CEVS EM GURINHÉM-PB", p. 221-232 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831636

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações