Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Brasileiro em Espaços Culturais: A Conexão entre Identidade e Funcionalidade. A Influência do Estúdio Ovo no Mobiliário Coletivo e a Expressão da Brasilidade em Instituições Culturais de São Paulo.

Brazilian Design in Cultural Spaces: The Connection between Identity and Functionality. The Influence of Ovo Studio on Collective Furniture and the Expression of Brazilian Identity in São Paulo's Cultural Institutions.

LINHARES, Fernando de Oliveira ; DE SOUZA, Cyntia Santos Malaguti ;

Artigo:

"No universo do design de mobiliário para espaços culturais em São Paulo, o estúdio Ovo, comandado por Gerson e Luciana, se destaca pela criação de peças que não só aliam funcionalidade e estética, mas também se integram harmoniosamente aos ambientes onde são inseridas. Bonsiepe (2011) ao falar de harmonia entre estética e funcionalidade, explora a relação entre design, cultura e espaços públicos e o quanto é importante discutir o papel do design na construção da identidade cultural em ambientes públicos. Entre as suas contribuições mais notáveis estão os móveis instalados na Pinacoteca de São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, como os módulos de campo e as banquetas, que exemplificam essa fusão. Em entrevista, Gerson revela detalhes sobre a criação por trás desses projetos e discute como o mobiliário acabou se tornando uma parte integral de sua identidade e funcionalidade. Além disso, o sistema modular de mobiliário, como a linha Paisagem e o sistema Campo, é projetado para adaptar-se a diferentes ambientes e necessidades, proporcionando versatilidade e interação com o público. O mobiliário em espaços culturais não apenas cumpre funções práticas, mas também comunica identidade, incentivando a interação do usuário com o ambiente. O diálogo constante com arquitetos e instituições é uma característica importante no processo criativo, permitindo que o design do mobiliário se integre ao ambiente arquitetônico e ao uso coletivo. A arquitetura deve ultrapassar funções básicas para criar espaços versáteis e personalizados para os usuários. Christopher Alexander (1977) sugere simplificar o design dividindo-o em dois conceitos: Contexto e Forma. Arquitetos devem listar e interconectar requisitos para adaptar o projeto ao ambiente e às necessidades individuais. Na entrevista, Gerson explora como influências da arquitetura de Oscar Niemeyer e do design de Joaquim Tenreiro moldaram o estúdio Ovo, destacando a brasilidade implícita em seu trabalho como um reflexo natural do contexto paulistano. Ele vê a Biblioteca Mário de Andrade, onde suas peças estão instaladas, como um projeto significativo pela relevância cultural e integração do mobiliário. Os insights mais relevantes incluem a importância do diálogo entre design e arquitetura, a flexibilidade do mobiliário institucional, a conexão entre identidade cultural e design, e a necessidade de otimizar processos de produção para criar peças duráveis, acessíveis e estéticamente marcantes. Ao discutir como o mobiliário comunica uma identidade e influencia o comportamento dos usuários, é relevante considerar as contribuições de Stuart Hall (2006). Hall, em seus estudos sobre identidade cultural, explora como os objetos e espaços podem refletir e moldar a identidade dos indivíduos. Conceitos que ajudam a entender a importância do diálogo entre design e arquitetura, a flexibilidade do mobiliário institucional, e a conexão entre identidade cultural e design, além de destacar a necessidade de otimizar processos de produção para criar peças que sejam ao mesmo tempo duráveis, acessíveis e esteticamente marcantes."

Artigo:

"In the realm of furniture design for cultural spaces in São Paulo, the Ovo studio, led by Gerson and Luciana, stands out for creating pieces that not only combine functionality and aesthetics but also integrate harmoniously into their surroundings. Bonsiepe (2011) explores the harmony between aesthetics and functionality, discussing the relationship between design, culture, and public spaces, and emphasizes the role of design in shaping cultural identity in public environments. Notable contributions include furniture installed at the Pinacoteca de São Paulo and the Biblioteca Mário de Andrade, such as the Campo modules and benches, which exemplify this fusion. In an interview, Gerson provides insights into the creation process behind these projects and discusses how the furniture has become an integral part of their identity and functionality. Additionally, the modular furniture system, including the Paisagem and Campo lines, is designed to adapt to various environments and needs, offering versatility and engaging with the public. Furniture in cultural spaces not only serves practical functions but also communicates identity, encouraging user interaction with the environment. Ongoing dialogue with architects and institutions is crucial in the creative process, allowing the furniture design to integrate with architectural environments and collective use. Architecture should go beyond basic functions to create versatile, personalized spaces for users. Christopher Alexander (1977) suggests simplifying design by dividing it into two concepts: Context and Form. Architects should list and interconnect requirements to adapt the project to the environment and individual needs. In the interview, Gerson explores how influences from Oscar Niemeyer's architecture and Joaquim Tenreiro's design have shaped the Ovo studio, highlighting the implicit Brazilian quality in his work as a natural reflection of the São Paulo context. He views the Biblioteca Mário de Andrade, where his pieces are installed, as a significant project due to its cultural relevance and furniture integration. Key insights include the importance of dialogue between design and architecture, the flexibility of institutional furniture, the connection between cultural identity and design, and the need to optimize production processes to create durable, accessible, and aesthetically striking pieces. Discussing how furniture communicates identity and influences user behavior, it is relevant to consider the contributions of Stuart Hall (2006). Hall’s studies on cultural identity explore how objects and spaces can reflect and shape individuals' identities, helping to understand the importance of the design-architecture dialogue, the flexibility of institutional furniture, and the connection between cultural identity and design, while emphasizing the need for optimized production processes."

Palavras-chave: Design Brasileiro; Identidade Cultural; Mobiliário Coletivo; Espaços Culturais,

Palavras-chave: Brazilian Design; Cultural Identity; Collective Furniture; Cultural Spaces,

DOI: 10.5151/8spdesign-026

Referências bibliográficas
  • [1] "BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 201
  • [2] ALEXANDER, Christopher; ISHIKAWA, Sara; SILVERSTEIN, Murray. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. New York: Oxford University Press, 1977.
  • [3] HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Sérgio A. de A. Rodrigues. Rio de Janeiro: DP&A, 2006."
Como citar:

LINHARES, Fernando de Oliveira; DE SOUZA, Cyntia Santos Malaguti; "Design Brasileiro em Espaços Culturais: A Conexão entre Identidade e Funcionalidade. A Influência do Estúdio Ovo no Mobiliário Coletivo e a Expressão da Brasilidade em Instituições Culturais de São Paulo.", p. 92-97 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-026

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações