Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design, Consumo e Ética

Design, consumption and ethcis

Vaz, Greice Rejane Moraes ; Guimarães, Juliana Oliveira ; Rezende, Edson José Carpintero ;

Artigo completo:

No decorrer da história, o consumo acontecia por necessidade de sobrevivência, hoje, ele ocorre emnome da realização de desejos, ou seja, pelo excesso e extravagância. Atualmente, esse consumo teminafluência direta da internet – Era Digital. Nesse contexto, atrair a atenção das pessoas para ascompras on-line passou a ser um novo desafio para o design e o designer, uma vez que tal contexto émarcado pel agilidade, acessibilidade e comodidade no ato de consumir e comercializar. Dessa forma,este artigo objetiva debater a questão ética por parte dos designers ao estimular as pessoas aadquirirem produtos, que muitas vezes não são necessários, por meio da internet. Realizou-se umapesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura, para entender o tema e buscar caminhospossíveis para essa discussão, que envol

Artigo completo:

: Throughout history, consumption happened due to the need for survival, today it occurs inthe name of fulfilling desires, that is, by excess and extravagance. Currently, this consumption has adirect influence on the internet - Digital Age. In this context, attracting people's attention to onlineshopping has become a new challenge for design and the designer, since this context is marked byagility, accessibility and convenience in the act of consuming and marketing. Thus, this article aims todiscuss the ethical issue on the part of designers by encouraging people to purchase products, whichare often not necessary, through the internet. A bibliographic research was carried out through aliterature review, to understand the theme and search for possible ways for this discussion, whichinvolves people (society), products (objects) and services offered to them through the network.

Palavras-chave: Design; Consumo; Ética; Internet,

Palavras-chave: Design; Ethics; Consumption; Internet,

DOI: 10.5151/cid2020-54

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, Karen Cristina; Baptista, Patrícia Aparecida. Publicidade e Comportamento do Consumidor: alguns apontamentos. In: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação - BOCC ISSN: 1646-3137. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009. Disponível em: , acesso em 5 de setembro de 2019.
  • [2] BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. São Paulo: Zahar, 2008.
  • [3] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [4] BRAGA, Patrícia dos Anjos; RUSCHIVAL, Claudete Barbosa; MOTA, Sheila Cordeiro (org). Design UFAM: 25 anos. Manaus: Rego Edições, 201
  • [5] CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de janeiro: Editora UFRJ, 199
  • [6] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à História do Design. São Paulo: Blucher, 2008.
  • [7] CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3,São Paulo: Paz e terra, 1999, p. 411-439.
  • [8] DEVON, Richard; VAN DE POEL, Ibo. Design ethics: the social ethics paradigm. Int. J. Engng.v.20, n. 3, p. 461-469, 2004.
  • [9] ENGLER, Rita de Castro; GUIMARÃES, LetíciaHilário; LACERDA, Ana Carolina. Design e consumo: ainfluência da mídiasobre a obesidadeinfantil. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. BlucherProceedings, n.2, v. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: Acessado em 5 de setembro de 2016.
  • [10] EXAME ABRIL. Brasil é o 4º país em número de usuários de internet: Com 120 milhões de pessoas conectadas, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões). Disponível em: . Acessado em 07 de maio de 2018.
  • [11] FERREIRA, Alcindo. Ética e profissões, desafios da modernidade. Actas de colóquio. In REIMÃO Cassiano Maria (Coord.). Lisboa: Universidade Lusíada Editora, 2008.
  • [12] FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.
  • [13] GUARESCHI, P. A, ROMANZINI, L. P; GRASSIL, B. A "mercadoria" informação: um estudo sobrecomerciais de TV e rádio. Paidéia (Ribeirão Preto) [Internet]. 2008; 18(41):567-80.
  • [14] LINS, Letícia Alves. A Publicidade nas Redes Sociais Digitais: experiência, engajamento e diálogo naCampanha Skol Reposter. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba,PR – 04 a 09/09/2017.
  • [15] MEGIDO, Victor Falasca. A revolução do design: Conexões para o século XXI, São Paulo: Editora Gente, 2016.
  • [16] MORAES, Dijon. Fenomenologia do design contemporâneo. Design, Art and Technology – DAT Journal. V. 5, nº 2, pp. 7-24, 2020. Disponível: . Acessado em 05 de agosto de 2020.
  • [17] PAPANEK, Victor. Arquitectura e Design. Ecologia e Ética. Edições 70. Lisboa, Portugal, 2007.
  • [18] PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Disponível em: . Acessado em 7 de maio de 20
  • [19] PORTUGAL, Bruno; MIZANZUK Ivan; BECCARI, Marcos. Existe Design? Indagações filosóficas em três vozes. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2013.
  • [20] RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
  • [21] SOUZA, Jéssica Silva; Miyazaki, Vitor Koiti; Enoque, Alessandro Gomes. Reflexões acerca do consumo verde e sustentável na sociedade contemporânea. Cad. EBAPE.BR, v. 17, nº 2, Rio de Janeiro, Abr./Jun. 2019. Disponível em: . Acessado em 05 de agosto de 2020. pp 403-413.
  • [22] STRUNCK, Gilberto. Compras por impulso: Trade marketing, merchandisign e o poder da comunicação e do design no varejo. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2011.
  • [23] THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2009.
  • [24] TUFEKCI, Zeynep. We’rebuilding a dystopiajustto make people click onads. Disponível em: . Acessado em: 15 de maio de 2019.
  • [25] WORLD DESIGN ORGANIZATION (WDO). Definition of industrial design. Disponível em: . Acessado em 19 mar 2018.
Como citar:

Vaz, Greice Rejane Moraes; Guimarães, Juliana Oliveira; Rezende, Edson José Carpintero; "Design, Consumo e Ética", p. 697-707 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-54

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações